18 de julho de 2018 - quarta-feira

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Coluna
Xadrez
Rubens Salomão
Rubens Salomão
21/03/2018 | 06h00
Base governista comemora divisão da oposição
A avaliação é de deputados estaduais aliados que preferem não se manifestar efusivamente, mas admitem que a divisão dos adversários favorece o tucano

A decretação de racha na oposição entre as pré-candidaturas de Daniel Vilela (MDB) e Ronaldo Caiado (DEM), apesar do discurso de defesa da união de ambas partes, favorece o pleito da base governista, comandado pelo vice José Eliton (PSDB). A avaliação é de deputados estaduais aliados que preferem não se manifestar efusivamente, mas admitem que a divisão dos adversários favorece o tucano. “A oposição não pode ser tratada com um grupo contra o governo. São vários grupos, batendo cabeça, cada um querendo ser melhor que o outro”, afirma o líder do PSDB na Casa, Gustavo Sebba. “Não sei se comemorar é a palavra que define, mas essa briga de vaidades entre eles só mostra o despreparo de ambos. Ao contrário disso, a base está unida e sai na frente por causa disso”, avalia o tucano. Já o deputado Lincoln Tejota (PROS), aponta: “Caiado e Daniel são bons nomes e eles têm de definir. Estrategicamente, sem dúvida, é favorável para nosso grupo. Quanto mais candidaturas na oposição, melhor para quem está no governo”.

Contraponto

Já a bancada do MDB na Assembleia Legislativa caminha para formar ampla maioria vilelista. Apenas José Nelto participou do anúncio de apoio a Caiado. Wagner Siqueira e Paulo César Martins são defensores declarados de Daniel.

No muro

Bruno Peixoto e Lívio Luciano já forma mais caiadistas e seguem analisando o cenário. Comparam, principalmente, definição da chapa proporcional e estrutura nas bases eleitorais para a disputa da reeleição.

Decreto confirma incentivos

O governador Marconi Perillo (PSDB) assinou decreto que regulamenta benefícios fiscais de data anterior a 2017, que não tinham aval do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Na prática, o decreto assinado ontem dá segurança jurídica aos empresários instalados em Goiás, no cenário de guerra fiscal entre os estados brasileiros. Mais de 500 empresas em Goiás serão beneficiadas com a medida. O decreto foi requisitado pelo Confaz após o Conselho ter decidido, em dezembro do ano passado, autorizar os estados a manter as isenções do recolhimento do Imposto por Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) concedidas anteriormente sem o aval do Confaz. O secretário da Fazenda, João Furtado, explicou que alguns estados como São Paulo e Rio de Janeiro receberam historicamente subsídios e incentivos federais para o desenvolvimento dessas regiões. Para tentar balancear isso e conseguir se desenvolver, alguns estados como usaram da estratégia dos benefícios fiscais, ainda que não reconhecida pela Confaz.


CURTAS

Goiana – O CNMP aprovou moção de aplauso a Raquel Dodge pela participação do Ministério Público no 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília até sexta (23).

Susto! – Contribuintes de Aparecida receberam carnês com valores da parcela única nas folhas de todas as parcelas. A prefeitura vai corrigir os erros de impressão.

Resposta – Depois da manifestação de caiadistas, Daniel Vilela respondeu que não pode se guiar por “projetos pessoais de outros filiados”.

Depoimentos

O Ministério Público começou a coleta de depoimentos dos investigados presos na Operação Caifás, deflagrada na segunda-feira (19). O trabalho desarticulou esquema de desvio de dinheiro e apropriação indébita de recursos da Diocese de Formosa.

À Justiça

Os valores desviados eram provenientes de dízimos recolhidos dos fiéis, de doações e de taxas arrecadadas com festas e cerimônias da Igreja Católica, como batismo e casamento. A denúncia será apresentada ainda nesta semana.

Rotina

Depois de ameaçar deixar a base e manter conversas com o MDB de Daniel Vilela, o deputado federal Jovair Arantes, presidente regional do PTB manifestou oficialmente apoio ao vice-governador José Eliton (PSDB).

Juntos e misturados

Em evento na cidade de Itumbiara, Jovair destacou as qualidades do tucano, que assume o governo em 07 de abril. “Temos a certeza de que com ele a peteca não cai”, descontraiu o líder da bancada goiana no Congresso.

Artistas mobilizados

Artistas como Juliana Paes e Fafá de Belém gravaram vídeos em apoio à ministra Cármen Lúcia. A mobilização nas redes sociais pede à presidente do STF que resista diante do impasse em torno da prisão após condenação em segunda instância.

Manifestação

Movimentos organizados também realizaram ontem ato em frente ao Supremo. O julgamento poderia evitar a prisão do ex-presidente Lula (PT), depois da condenação do TRF 4.

 
Tópicos:

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)
Warning: file_get_contents(/var/www/html/portal/public/json/maislidas.json): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/portal/application/controllers/ColunaController.php on line 167 Warning: file_get_contents(/var/www/html/portal/public/json/blogs.json): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/portal/application/controllers/ColunaController.php on line 202 Warning: file_get_contents(/var/www/html/portal/public/json/colunas.json): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/portal/application/controllers/ColunaController.php on line 208