16 de novembro de 2018 - sexta-feira

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Coluna
Xadrez
Rubens Salomão
Política
15/09/2018 | 06h00
Marconi foca em propostas e promete rever verba para Saúde
O caminho para viabilizar o reajuste, segundo ele, está o corte de despesas com a máquina pública

O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) mantém candidatura ao Senado focada na apresentação de propostas em reuniões e comícios pelo interior do estado. A avaliação é de que o tucano perderia mais que os adversários caso adotasse estratégia de críticas aos adversários, já que aparece, disparado, como candidato mais rejeitado deste pleito. Em rush nesta semana, o candidato afirmou que vai atuar pela atualização da Tabela Unificada do SUS, que estabelece os valores dos procedimentos médicos, inclusive de Unidades de Terapia Intensiva. O caminho para viabilizar o reajuste, segundo ele, está o corte de despesas com a máquina pública. O ex-governador explicou que a tabela de valores está desatualizada e que Estados e municípios têm de complementar a contratação dos serviços para garantir leitos e tratamentos de forma geral. O caso mais grave, explicou, é das UTIs, em função da disparidade dos valores repassados pela União e os praticados no mercado e por se tratar de serviço de urgência.

Fantasia

O sistema público contrata leitos de recuperação intensiva da rede privada, mas o valor financeiro da tabela não paga a despesa. “O SUS faz de conta que paga pelos serviços contratados”, critica Marconi.

Ação

Falando em rejeição, o Ministério Público entrou com ação contra Perillo por, supostamente ter deixado de aplicar o mínimo constitucional na manutenção e desenvolvimento da Educação. 

Fiscalização

A Justiça Eleitoral disponibiliza neste ano seis aplicativos para uso nas Eleições 2018. As ferramentas auxiliam no trabalho de fiscalização popular e já estão disponíveis para serem baixadas nas lojas virtuais Apple Store e Google Play

Opções

O principal programa é o ‘Pardal’, que permite encaminhar denúncias de irregularidades eleitorais, com evidências em fotos, áudio e vídeo. Além disso, há opções sobre os trabalhos dos mesários, título de eleitor, resultados, entre outros.

Olho aberto

José Eliton (PSDB) garantiu cobrar mais atenção da equipe do presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB), para evitar novos enganos no discurso do candidato tucano. A afirmação foi feita em entrevista à TV Anhanguera.

Gafe

A campanha presidencial tentou responsabilizar o governo federal pela paralisação da obra do Aeroporto de Cargas de Anápolis. A questão é que o trabalho é de responsabilidade única da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop).

Categoria

Biomédicos se mobilizam para eleger a nova diretoria do Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região para o quadriênio 2019/22. As eleições serão realizadas na Sede do conselho, no Setor Sul, em Goiânia, na próxima sexta-feira (21).

Novo encontro

A TV Brasil Central realiza nesta segunda (17), às 21h, em parceria com a TV Cultura, o segundo debate entre governadoriáveis. Mediação da jornalista Ana Paula Couto, de São Paulo. Os cinco principais candidatos foram convidados. 

Ex-base quer oposição 

Membro da base aliada a Marconi Perillo e ao governador José Eliton (PSDB) até o dia da convenção do PP, que confirmou o apoio à candidatura de Daniel Vilela (MDB) ao governo, o deputado federal Heuler Cruvinel agora defende veementemente que o emedebista é o único candidato, entre os mais bem colocados nas pesquisas de intenções de voto, que faz oposição nas eleições deste ano. O candidato a vice de Vilela destacou os 20 anos do PSDB no poder e os 16 anos que Ronaldo Caiado (DEM) acompanhou o governo Marconi. “A verdade é que a candidatura de Daniel se apresenta como a única oposição ao grupo que comanda o estado há 20 anos. Zé Eliton é candidato do Marconi. Ronaldo Caiado ficou 16 anos junto com esse mesmo grupo. Ronaldo Caiado foi quem indicou Zé Eliton para ser vice de Marconi em 2010, quem indicou Demóstenes Torres para ser o senador do DEM em 2010. A única candidatura que se mostra como a verdadeira oposição a esse mesmo grupo político é a de Daniel”, disse à Rádio Bandeirantes. 

Curtas 

Facilidade  – “Nesse ponto de vista, acredito que seja a candidatura mais fácil de ser mostrada, porque ela é a verdadeira oposição”, avalia Heuler.

Musical – Com banda e coro, o novo presidente do STF, Dias Toffoli, cantou “Tempo Perdido”, de Legião Urbana, na madrugada durante festa que comemorou a posse.

Golpe – Marina Silva (Rede) rebateu o vice de Bolsonaro, general  Mourão, e disse que mudança na Constituição sem assembleia constituinte é “uma forma de golpe”. 

Tópicos:

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)
Warning: file_get_contents(/var/www/html/portal/public/json/maislidas.json): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/portal/application/controllers/ColunaController.php on line 167 Warning: file_get_contents(/var/www/html/portal/public/json/blogs.json): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/portal/application/controllers/ColunaController.php on line 202 Warning: file_get_contents(/var/www/html/portal/public/json/colunas.json): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/portal/application/controllers/ColunaController.php on line 208