16 de novembro de 2018 - sexta-feira

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Coluna
Xadrez
Rubens Salomão
Rubens Salomão
07/11/2018 | 06h00
Deputado não abre mão de emendas impositivas

Contrário à proposta do deputado Bruno Peixoto (MDB), quer defende o adiamento da aplicação do orçamento impositivo para 2021, o colega de Parlamento, Jeferson Rodrigues (PRB), não quer que o Governo se exima de cumprir com o que reza a Emenda Constitucional, aprovada pela Assembleia Legislativa. Ela prevê que destina 1,2% da receita corrente líquida seja destinada às emendas parlamentares. Rodrigues agora propõe, por meio de emenda substitutiva, que o governo de Ronaldo Caiado (DEM) cumpra o pagamento de 50% das emendas, no segundo semestre de 2019, e 50% em 2020. À coluna Xadrez, ele disse entender a situação de dificuldade financeira do Estado, mas considera que o Parlamento não pode abrir mão de um instrumento que consolida a sua autonomia e independência em relação ao Executivo estadual. 

CPI das OSs 

Reeleito para mais um mandato, Humberto Aidar (MDB) anunciou que vai propor uma Comissão Parlamentar de Inquérito, no início de 2019, para investigar as Organizações Sociais. Ele fala em abrir caixa preta.

Subsídio

O relatório final da comissão de transição do governo Caiado, cuja coordenação está a cargo do senador Wilder Morais (DEM), deve subsidiar os trabalhos da CPI. 

Prefeitos goianos repassam demandas à equipe de Bolsonaro 

Prefeitos goianos prometem levar ao pé da letra o slogan do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que pregou, durante a campanha eleitoral, “Menos Brasília, mais Brasil”. Presidente da Federação dos Municípios (FGM), Haroldo naves (MDB) diz que vai ser um salto de qualidade no pacto federativo. Ele lembra que o governo federal, por meio de portarias, repassou aos municípios 298 programas, mas que não contam com a garantia de recursos para mantê-los. Por conta dessa situação, Naves adianta que demandas municipais já estão sendo repassadas à equipe de transição de Bolsonaro. Enquanto isso, as entidades representativas dos municípios têm reuniões, em Brasília, dia 19, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, e dia 20, em Brasília, sobre o repasses de royalties do petróleo, cujo processo tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), relatado pela ministra Cármem Lúcia. 

Curtas

O Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, está fora da lista do governo federal dos 12 listados que irão passar para a iniciativa privada.

Justiça trabalhista registra queda no número de ações, um ano após da aprovação da reforma, pelo Congresso Nacional.

Lei sancionada e publicada no Diário Oficial obriga a prefeitura de Goiânia a fixar placa de identificação de nascentes situadas no município. 

Nomeação

O ex-vereador por Goiânia, Richard Nixon, filiado ao PRTB, foi nomeado assessor especial, pelo prefeito Iris Rezende, com lotação na Secretaria Municipal de Governo. Ele já havia passado pela Agência Municipal de Meio Ambiente.

Na pressão

Faltando 54 dias para assumir o governo, Ronaldo Caiado (DEM) já é pressionado para a escolha do próximo delegado-geral de Polícia Civil. A lista tríplice é formada por Danilo Fabiano, Odair Soares e André Ganga e foi divulgada pelo Sindepol.

Vitti para 2020

Aliado do governador eleito Ronaldo Caiado, o deputado José Nelto (Podemos) disse apostar que o presidente da Assembleia Legislativa, o tucano José Vitti, não vá deixar a política. Ele considera que Vitti pode tem credenciais para candidatar a prefeito de Goiânia.

Na disputa 

Aliados políticos estão estimulando o deputado federal reeleito Célio Silveira (PSDB) a disputar, novamente, a prefeitura de Luziânia. O tucano, que já administrou a cidade por dois mandatos, não descarta entrar numa nova disputa.

Não aos grevistas 

Vetado pelo prefeito Iris Rezende (MDB), o projeto de lei que concede anistia aos servidores públicos municipais punidos administrativamente por participarem de movimentos grevistas vai a plenário na sessão de hoje, na Câmara de Goiânia. 

Tópicos:

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)
Warning: file_get_contents(/var/www/html/portal/public/json/maislidas.json): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/portal/application/controllers/ColunaController.php on line 167 Warning: file_get_contents(/var/www/html/portal/public/json/blogs.json): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/portal/application/controllers/ColunaController.php on line 202 Warning: file_get_contents(/var/www/html/portal/public/json/colunas.json): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/portal/application/controllers/ColunaController.php on line 208