22 de agosto de 2019
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

coluna Xadrez

Anselmo Pereira: “PSDB precisa de candidato próprio se quiser se reerguer”

Publicado por: Rubens Salomão / Postado em 22 de agosto de 2019
Presidente regional do PSDB, prefeito de Trindade, Jânio Darrot, voltou a definir nesta semana que o partido pretende lançar candidatos em todos os municípios de Goiás na eleição de 2020 e já iniciou visitas às principais regiões do estado.

O presidente regional do PSDB, prefeito de Trindade, Jânio Darrot, voltou a definir nesta semana que o partido pretende lançar candidatos em todos os municípios de Goiás na eleição de 2020 e já iniciou visitas às principais regiões do estado. No entanto, a sigla sofreu processo de desmobilização em Goiânia ao longo dos últimos 20 anos durante a hegemonia no governo estadual. A última candidatura tucana na Capital foi em 2000, com Lúcia Vânia. “O PSDB, se quiser se reestruturar e se reerguer depois de todo esse tempo, precisa começar a trabalhar em nome próprio para prefeito de Goiânia. Os nomes que estão aparecendo são apenas de especulação”, constata o vereador Anselmo Pereira, que chega a se colocar à disposição para o pleito. Até agora, dos nomes mais citados internamente contam ainda o deputado estadual Talles Barreto e a vereador Cristina Lopes.

Há controvérsia

Apesar dos discursos de Anselmo e do próprio presidente regional, há entre os tucanos os que considerem a união da oposição a Iris Rezende (MDB) em torno de nomes considerados mais estabelecidos, como de Elias Vaz (PSB).

Condicionantes

Foi confirmada nesta semana a unidade entre os pré-candidatos Elias e Romário Policarpo, como antecipado aqui. A questão agora é decidir os critérios que definirão qual dos dois será o candidato. A conversa ainda é inicial.

Polarização

Vereadores que formam o novo grupo consideram que Elias só será candidato se Iris também for. Enxergam no deputado federal a possível convergência do sentimento de rejeição ao prefeito.

Divisão interna

Os cinco superintendentes da Receita Estadual colocaram os cargos à disposição da secretária de Economia, Cristiane Schmidt. Tudo por conta de decreto que permite compartilhamento de dados do Governo pela PGE para cobrança de débitos fiscais.

Bombeira

Schmidt afirmou aos auditores que não foi consultada pela Casa Civil ou pela PGE sobre a edição da norma e que levará o caso ao conhecimento do governador Ronaldo Caiado.

Pelo mundo

O vice-governador Lincoln Tejota visitou embaixadas dos Países Baixos e da Espanha, em Brasília. Durante os encontros, reforçou a intenção de ampliar parcerias comerciais e culturais com a União Europeia.

O retorno

O senador Jorge Kajuru definiu, de fato, sua saída do PSB e a filiação ao Patriota. O partido é o mesmo PRP pelo qual foi eleito em 2018, agora de nome novo, mas com o mesmo presidente regional: Jorcelino Braga.

Grupo

O Patriota, como antecipado aqui, também passará a abrigar o presidente da Câmara Municipal e pré-candidato a prefeito de Goiânia, Romário Policarpo. Ele deixou o PROS e se filiará na próxima quinta-feira (15).

CURTAS

- Do ministro do STF, Gilmar Mendes: “a Lava Jato se transformou em organização extremamente lucrativa”.

- O presidente Jair Bolsonaro adiou a indicação à PGR e o nome deve sair até a próxima sexta-feira (16).

- A Receita Federal identificou em malha fina a cifra de R$ 1,2 bilhão em sonegação de empresas no Brasil.  

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja buscar