18 de janeiro de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

coluna Xadrez

“Prática ultrapassada”, diz Elias Vaz sobre Iris em Goiânia

Publicado por: Rubens Salomão | Postado em 18 de janeiro de 2020
Ex-vereador faz referência ao fato de que cerca de 60% das obras da atual gestão foram deixadas para o último ano

Sem citar a idade, já que Iris Rezende completou 86 anos em dezembro, o deputado federal Elias Vaz, pré-candidato do PSB em Goiânia, aponta que as práticas políticas e administrativas do prefeito são ultrapassadas. O ex-vereador faz referência ao fato de que cerca de 60% das obras da atual gestão foram deixadas para o último ano, justamente o da disputa eleitoral. “Há uma clara ineficiência da gestão ao não resolver os problemas mais críticos da sociedade e só apresentar os trabalhos no último ano. É uma falta de planejamento evidente, mas se for intencional, deixando a maior parte das obras para o ano eleitoral, é pior ainda. Fica muito na cara que segurou os recursos só para tentar influenciar a sociedade no processo eleitoral”, analisa Elias, confiando que “a sociedade não pensa mais assim”. “Toda prática, um dia, tem seu vencimento, deixa de ter respaldo e fica ultrapassada”, define.

Estrutura

O discurso parece pronto, mas Elias Vaz ainda prefere não confirmar a candidatura a prefeito. Afirma que ainda busca viabilidade política, com alianças, ao mesmo tempo em que pensa na governabilidade, caso seja eleito.

Como governar

“Para mim, não é fundamental saber se Iris vai ser candidato ou não, mas é importante o leque de alianças. Porque aí o que se discute não é o projeto eleitoral, mas o projeto de governar a cidade, com pessoas que vão ajudar”, considera.

Dois barcos

O deputado federal ainda garante que já tem apoio certo de lideranças que hoje de apresentam como pré-candidatos em Goiânia.

Risco real

Pesquisa do Datafolha mostra que dois terços da população brasileira diz nunca ter ouvido falar do AI-5. Possível retorno de ato da ditadura que intensificou a repressão foi citado por Eduardo Bolsonaro e Paulo Guedes.

História

Cinquenta e um anos após a edição, o Ato Institucional nº 5, é desconhecido por 65% dos brasileiros, enquanto 35% dizem já ter ouvido falar do ato. Em 2008, 82% afirmavam não conhecer, contra 18%.

Projetos

Após o primeiro ano de trabalho à frente da pasta de Meio Ambiente, a secretária Andréa Vulcanis garante que o trabalho serviu pra estruturar “bases para implementação de grandes projetos em 2020”.

Novas regras

A SEMAD inicia 2020 com nova Política de Licenciamento Ambiental e a execução dos programas “Pró-Águas Meia Ponte” e “Juntos Pelo Araguaia”.

Crise hídrica

“O maior desafio é a produção de água em todo o Estado. Enquanto buscamos a recomposição dos rios Meia Ponte e Araguaia, precisamos gerar consciência de uso racional da água que temos”, afirma Vulcanis.

CURTAS

- Levantamento digital da Folha mostra que o Ronaldo Caiado é o governador “mais popular do Brasil”.

- Segundo o Índice de Popularidade Digital (IPD), Caiado saiu da vice-liderança e superou João Doria (SP).

- Depois de 2019 apático, movimentos sociais ligados à esquerda prometem ir às ruas contra o governo Bolsonaro. 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar