GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

coluna Xadrez

Banner saneago sky

Governo mobiliza bancada por alternativa ao RRF

Publicado por: Rubens Salomão | Postado em 04 de agosto de 2020
Ronaldo Caiado (DEM) mobiliza articulação junto ao presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM/RJ), e a bancada federal goiana para aprovar o quanto antes do Plano de Equilíbrio Fiscal (PEF).

Depois de focar discurso na defesa do ingresso do estado de Goiás ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o governador Ronaldo Caiado (DEM) mobiliza articulação junto ao presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM/RJ), e a bancada federal goiana para aprovar o quanto antes do Plano de Equilíbrio Fiscal (PEF). Também conhecido como Plano Mansueto, em referência ao secretário Mansueto Almeida, o projeto chegou em 2019, mas sequer teve tramitação iniciada em comissão especial. “Sabemos que o RRF é muito restritivo ao estado e a organização é para buscarmos ajuda real e viável para os estados na União”, confirma o líder do Podemos, deputado José Nelto, que tem elogiado o entrosamento de Caiado com a bancada. “Foram pelo menos 15 reuniões no ano passado e ele está sempre em Brasília”, afirma.

Proximidade

O governador adiantou também a prioridade ao PEF junto ao próprio ministro da Economia, Paulo Guedes, para quem afirmou ser este o tema mais relevante para o início dos trabalhos neste ano.

Tarefa de casa

“Não é justo neste ano com os governadores que fizeram a tarefa de casa e cumpriram todas as etapas. É preciso fazer uma renegociação e definir o plano de estabilidade fiscal”, define o governador.

Recuperação

Caiado tem pressa para aprovação do PEF, já que a adesão pode manter suspenso o pagamento de dívidas com a União, prorrogado por apenas três meses pelo STF.

Ao trabalho!

O vice-governador Lincoln Tejota postou foto arregaçando as mangas de camisa azul: “2020 já chegou! Vamos retomar os trabalhos.” Mãe do político, a ex-deputada Betinha Tejota comentou com um conselho.

Recomendação

“Agora é só muito trabalho! Chega de receber líderes das cidades do interior. É mão na massa e gol de placa! Você é um político nato, filho. Deixa eu te dar um conselho: pede autorização para o governador e cai para as cidades do interior!”, digitou Betinha.

Continua

“Você teve maiorias absolutas em quase todas as cidades interioranas. Você vai para uma base, o governador para outras bases! Vocês vão deixar esse estadão de Goiás tinindo”, finalizou. Lincoln não respondeu.

Prazo dado

A Assembleia Legislativa deve recorrer na segunda-feira (6) contra liminar que suspende a PEC da previdência, de autoria de Cláudio Meirelles (PTC). Lissauer Vieira negou ter atropelado o primeiro secretário.

Competências

Já a liminar conseguida pelo Sindpúblico, que pede suspende a reforma estadual enquanto a PEC paralela não é votada no Congresso, terá recurso da PGE.

CURTAS

- A Escola Municipal de Saúde Pública realiza processo seletivo para o Programa Residência em Medicina Geral.

- O anúncio foi feito no Diário Oficial do Município e o programa de residência médica terá início em março.

- Projeto de João Campos quer que pessoas sejam consideradas idosas a partir de 65 anos e não mais aos 60.  

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar