30 de março de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

coluna Xadrez

Tucanos ainda aguardam Marconi apontar novo rumo

Publicado por: Rubens Salomão | Postado em 30 de março de 2020
Ex-governador ainda não deu sinais de que efetivamente entrará na questão para solucionar e há temor de que ele volte a fazer jogo duplo entre os grupos liderados por Jardel Sebba e Giuseppe Vecci.

Lideranças de lados opostos na divisão interna no PSDB goiano defendem a presença e articulação do ex-governador Marconi Perillo para apaziguar os ânimos e direcionar os tucanos para a disputa das eleições municipais de 4 de outubro. Marconi, no entanto, ainda não deu sinais de que efetivamente entrará na questão para solucionar e há temor de que ele volte a fazer jogo duplo entre os grupos liderados por Jardel Sebba e Giuseppe Vecci, como ocorreu no início de 2019. “As disputas deixam sequelas e ninguém toma decisão no PSDB sem falar com o Marconi, mas está recluso, ainda”, afirma o ex-prefeito de Catalão, Jardel Sebba. “Um dos grandes defeitos do Marconi é não saber dizer não para os companheiros. Ele estimulou o Carlão a ser candidato a presidente e estimulou a mim também. No fim, a gente acabou tendo esse problema e ele poderia ter feito diferente”, relata.

Cobrança

“Agora ele tem que vir para cá com mais frequência e tentar reaglutinar o nosso partido. É a única pessoa capaz de fazer isso”, reafirma Jardel, da mesma forma como cobrou o prefeito de Trindade, Jânio Darrot.

Motivo

Parte dos conflitos que motivaram a saída de Jânio da presidência tucana se referem às divergências dele diante de orientações do próprio Marconi sobre a escolha de candidatos e alianças em municípios para a eleição.

Desmotivação

Expectativa de lideranças é de que Marconi não assumirá o comando, mesmo que informalmente. O foco neste ano seria preparar terreno para um retorno em 2022.

Na espera

O presidente regional do MDB, Daniel Vilela, buscou minimizar a indefinição sobre candidatura de Iris Rezende em Goiânia. “Me surpreende estarem surpresos, porque isso já aconteceu em outras oportunidades, né?”, brincou.

Tempo certo

“O prefeito sabe da sua responsabilidade não só como prefeito, mas como líder do partido. Com a experiência dele, no momento adequado, nós vamos sentar e tomar as decisões”, considera Daniel, prevendo “decisão muito pessoal” de Iris.

Pai candidato

Daniel nega que o pai, Maguito Vilela, seja o plano B do partido na Capital. “É só especulação e ele não manifestou desejo. Não temos plano B e nosso foco é tomar essa decisão junto com o prefeito”.

Previsão

O maior reajuste do piso nacional dos professores em dez anos, anunciado pelo MEC em 12,84%, já provoca reações entre prefeitos goianos, que não enxergam margem para cumprir o novo valor neste ano.

Sonegação

O Ministério Público propôs ações penais contra administradores de três empresas por sonegação de ICMS. Os valores, com atualização monetária, chegam a R$ 16 milhões. 

CURTAS

- Três novos CMEIs que estão em construção em Senador Canedo devem resultar em novas 580 vagas no ensino. 

- As obras são resultado de parceria entre empresas do ramo de construção civil, prefeitura e Ministério Público.

- A Justiça condenou ex-prefeito de Israelândia, Thelsandro de Figueiredo, à multa e inelegibilidade por improbidade.

  

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar