25 de fevereiro de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

coluna Xadrez

Deputado aponta “fortalecimento da oposição” no PSD

Publicado por: Rubens Salomão | Postado em 25 de fevereiro de 2020
"Senador é muito bem-vindo para se juntar à oposição e evidenciar a hipocrisia de um governo que, até agora, não mostrou nada", disse Lucas Calil| Foto: Divulgação

O deputado estadual Lucas Calil já dá boas vindas ao senador Vanderlan Cardoso (de saída do PP) ao PSD e comemora o que pode ser o fortalecimento da oposição ao governador Ronaldo Caiado (DEM). “O senador é muito bem-vindo para se juntar à oposição e evidenciar a hipocrisia de um governo que, até agora, não mostrou nada e está terceirizando a culpa de uma gestão ruim”, adianta o deputado, que afirma fazer “oposição responsável” na Alego. Vanderlan tem mantido críticas pontuais ao governo caiadista. Mais recentemente, disse que “não joga para a plateia” no caso da Enel com a falta de qualidade no serviço de distribuição de energia em Goiás e retomou observações sobre processo de “generalização dos empresários” na revisão dos incentivos fiscais. O senador deverá confirmar chegada ao PSD depois de conversa, na próxima semana, com Gilberto Kassab.

Sem chance

Vanderlan considera ter “ótima relação” com Jânio Darrot e lembra ter sido eleito na chapa do MDB de Daniel Vilela em 2018 para considerar novas alianças, mas descarta completamente parcerias com qualquer partido da base governista.

Escolha

O PSD, no entanto, ainda tem o deputado Wilde Cambão, que é da base de Caiado na Alego, e o presidente regional, Vilmar Rocha, mantém posição de independência do partido. Ao menos por enquanto.

Disputa?

“Somos um partido de diálogo, que tem a democracia no próprio nome”, define Calil sobre possível contenda entre Cardoso e o deputado federal Francisco Junior.

Lembra dele?

Os professores de Goiás não têm boas memórias, mas o ex-secretário estadual de Educação, Thiago Peixoto, foi elencado pelo Movimento Brasil Livre (MBL) como nome para substituir Abraham Weintraub no Ministério da Educação.

Qualidades

Entre os atributos citados, está o fato de “colocar professores de volta na sala de aula”, além de “tolerância zero com faltas e avaliações bimestrais de alunos”. O ex-deputado atua como consultor de empresas em São Paulo e Brasília.

Virou piada!

A lista do MBL elenca ainda: Mozart Ramos, Rossieli Soares, Daniel José e... um pastor alemão. O cachorro teria o “mesmo domínio da língua portuguesa de Weintraub, mas não tem twitter”, ironizou o movimento.

Construção

Governo estadual, Saneago e prefeitura de Aparecida de Goiânia assinam hoje três ordens de serviços para a construção dos Linhões Central e Sul, para abastecer diversos bairros com água tratada do Sistema Mauro Borges.

Previsão

O cronograma divide os trabalhos em três etapas, com estimativa de conclusão em 12 meses. O contrato prevê investimentos de R$ 27,6 milhões.

CURTAS

- Aos menos 50 mil estudantes já fizeram o cadastro para o Passe Livre Estudantil. Prazo vai até 31 de março. 

- O Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral selecionou 24 escolas goianas para parceria.

- As unidades passam a receber recursos do MEC para investimento em infraestrutura e formação de professores.

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar