10 de setembro de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

coluna Xadrez

BANNER SANEAGO

Caiado busca reforçar base do governo, mas partidos priorizam projetos solo

Publicado por: Rubens Salomão | Postado em 10 de setembro de 2020
Resultado do trabalho deverá ser apresentado em março, em grande evento na capital para filiações de pré-candidatos a vereador e prefeito | (Foto: Reprodução)

Rubens Salomão 

Depois de intensificar articulações políticas com vistas à disputa municipal de outubro, o governador Ronaldo Caiado (DEM) tem incluído agendas semanais nas principais cidades do estado para estruturar partidos e candidatos aliados. Além das constantes conversas com lideranças que buscam o democrata no palácio, é cada vez mais forte a presença do governador in loco. O resultado do trabalho deverá ser apresentado em março, em grande evento na capital para filiações de pré-candidatos a vereador e prefeito, em que o grupo governista pretende mostrar força contra as ainda incipientes tentativas da oposição, divida entre MDB e PSDB, ambos partidos rachados. O esforço palaciano, no entanto, ainda esbarra na regra que proíbe coligações proporcionais. Assim, cada partido foca em projeto solo para consolidar chapas a vereador, com candidatos próprios a prefeito nos maiores municípios.

Exemplo

Da cozinha do governador, o secretário de Indústria e Comércio, Wilder Morais, garante que o PROS “buscará candidato próprio nas 246 cidades” e que “a estruturação do partido depende de fazer vereadores e prefeitos”.

Casos específicos

Questionado pela Xadrez sobre a busca pela unidade e fortalecimento da base, Wilder responde: “Vamos fazer todo o esforço para fazer as composições, mas as coisas dentro dos municípios têm muita particularidade”.

Reforço

O evento de filiações caiadistas a ser agendado para março contará com a filiação do prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale (ex-MDB), como antecipado aqui.

Um peso...

O plenário da Câmara Municipal rejeitou projeto que buscava dar isenção de ISS para empresas que fizerem doações a entidades que acolhem mulheres vítimas de violência. Proposta de Sabrina Garcêz, em segundo turno.

... outra medida

O mesmo plenário, no entanto, decidiu na mesma sessão autorizar projeto de Zander Fábio para dar isenção a todo evento regional realizado no autódromo. “Não entendi o critério da Casa”, reclamou a vereadora.

Contra marconismo

Tucanos confirmaram o descolamento com o marconismo em Palmeiras de Goiás ao lançar o prefeito Vando Vitor (PSDB) à reeleição em evento ontem com o presidente regional do partido, Jânio Darrot.

Fora!

Perillo de carteirinha, o ex-prefeito Alberane Marques já havia tomado novo caminho para agora disputar contra o antigo partido. Se filiou ao PRB, de João Campos.

Compromisso

Prestes a definir novo cronograma para tramitação do plano diretor, o presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo (Patriota) garante: “vamos cumprir nosso compromisso e deixar o plano aprovado, no máximo, até maio”.

CURTAS

- O Instituto Fórum do Futuro e o Ronaldo Caiado apresentam nesta segunda-feira (10), às 9h, o projeto Biomas Tropicais.

- O programa busca uso da ciência para a produção sustentável de alimentos e será lançamento no Palácio Pedro Ludovico.

- A PUC tem inscrições abertas para 450 vagas em oficinas culturais gratuitas. Candidatos serão selecionados de até dia 21. 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar