07 de abril de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

coluna Xadrez

Base mantém maioria, mas perde defensores na Alego

Publicado por: Rubens Salomão | Postado em 07 de abril de 2020
Na prática, nenhum dos 26 aliados busca marcar posição governista, enquanto a oposição tem discurso reforçado pelo Major Araújo e os delegados Eduardo Prado e Humberto Teófilo| Foto: Divulgação

A expulsão de cinco deputados não impediu a manutenção da maioria do governo entre os 41 parlamentares, mas esvaziou a presença de aliados no debate, ainda mais intenso em ano eleitoral, nas tribunas da Assembleia Legislativa. Na prática, nenhum dos 26 aliados busca marcar posição governista, enquanto a oposição tem discurso reforçado pelo Major Araújo (PSL) e os delegados Eduardo Prado (sem partido) e Humberto Teófilo (PSL). A exceção é o líder, Bruno Peixoto (MDB), que avisou aos colegas ser o responsável por rebater críticas. Ao contrário da rotina em 2019, o deputado Amauri Ribeiro (Patriota) admite o afastamento da tribuna. “A oposição passou a só repetir os argumentos de sempre. Quando houver fato novo eu volto a rebater”, disse. A saída de governistas não é fato novo? “Eles têm seus motivos pessoais. Quem sou eu pra questionar?”, responde Amauri.

Coronavírus

Deputados Talles Barreto (PSDB) e Cláudio Meirelles (PTC) usaram a tribuna para pedir à Alego medidas preventivas contra a pandemia. Viagens internacionais já foram suspensas pela Casa, inclusive ida de Lissauer Vieira para os EUA.

10 meses

Depois de quase um ano de trabalhos com pouco avanço, a CPI das Obras Paradas marcou para terça-feira (17) depoimento da ex-secretária de Educação, Raquel Teixeira. Ao menos 19 escolas padrão século 21 seguem paralisadas.

Divergência

Para o presidente, Amauri Ribeiro, a CPI indicará obras prioritárias ao estado. “Não é nossa função. Vamos apresentar o mapeamento”, defende o relator, Antônio Gomide (PT).

Tecnologia

A secretaria de Desenvolvimento e Inovação inaugurou o Estúdio TV Web do Itego José Luiz Bittencourt, na região Noroeste de Goiânia. É a primeira etapa de transformação da unidade em uma ‘Escola do Futuro’.

Atualização

O projeto pretende capacitar estudantes para novas profissões ao oferecer conteúdos sobre Big Data, Internet das Coisas e Inteligência Artificial.

Planejamento

A ‘Escola do Futuro’ é compromisso acertado na Campus Party Goiás, no ano passado. “Temos que preparar as pessoas, principalmente as novas gerações, para as mudanças que têm ocorrido no mundo”, afirma o secretário Adriano da Rocha Lima.

Produção

O DAIA, em Anápolis passará por ampliação de 800 mil metros quadrados para abrigar novas empresas. O governador Ronaldo Caiado confirmou transferência de área da plataforma multimodal para a Codego, na segunda-feira (16).

À disputa

Pintou divergência interna no PP de Anápolis. Apesar do apoio do presidente regional, Alexandre Baldy, à reeleição de Roberto Naves, o deputado Coronel Adailton garante que é pré-candidato e quer disputa na convenção.

CURTAS

- O Terminal Padre Pelágio oferece hoje teste de glicemia e pressão arterial aos usuários do transporte, das 8h às 12h. 

- Todo mês, um dos terminais do Eixo Anhanguera recebe os serviços de prevenção, por meio da Metrobus e Iquego.

- O Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG inicia no dia 24 série de eventos e oficinas voltados para mulheres.

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar