GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

coluna Xadrez

Banner saneago sky

Deputados de MDB e PSDB reafirmam nova aliança

Publicado por: Rubens Salomão | Postado em 14 de julho de 2020
Deputado estadual Henrique Arantes (MDB) conta que a indicação da direção do partido é para ter candidato próprio em todas as cidades onde o DEM também estiver| Foto: Divulgação

A composição de alianças entre os adversários históricos MDB e PSDB, que rivalizaram o cenário político em Goiás nos últimos cinco mandatos, começa a ganhar forma na articulação oposicionista para as eleições municipais deste ano. O deputado estadual Henrique Arantes (MDB) conta que a indicação da direção do partido e para ter candidato próprio em todas as cidades onde o DEM também estiver. “Isso é importante para o partido crescer e outra coisa: aquela polarização história entre PSDB e MDB não mais existe. A gente tem percebido nas conversas e nas reuniões que os dois são possíveis aliados em grande número de municípios. Tem um adversário em comum, que o partido Democratas”, adianta. O líder do PSDB na Alego, Talles Barreto, confirma: “o PSDB tem respeito e carinho pelo MDB do Daniel Vilela, não o de Iris Rezende, e vamos caminhar juntos em muitas cidades”.

Raposas

Ao detalhar a estruturação da pré-candidatura do PSDB à prefeitura de Goiânia, Talles Barreto conta à Xadrez que já providenciou o retorno de figurinhas carimbadas das gestões e campanhas tucanas dos últimos 20 anos.

Eles voltaram

“O PSDB está entusiasmado e grandes quadros que estavam afastados estão retornando. Tive reunião com José Eliton, Irapuan Costa Junior, Frederico Jayme, com o Marconi, agora com o (Giuseppe) Vecci”, elenca.

A coordenação

Talles também teve conversa com Afrêni Gonçalves e com Leonardo Vilela, que já trabalha como coordenador do plano de governo para a campanha em Goiânia.

Vota quando?

O deputado federal Lucas Vergílio (Solidariedade) afirma que a PEC para adiar as eleições municipais deste ano, se fosse colocada hoje em votação, não passaria na Câmara dos Deputados, o que manteria a data de 4 de outubro.

Contagem

“Bancadas que já se declararam contra representam 112 votos. O MDB deve liberar e 17 deputados já afirmaram que não aprovam a PEC. A margem para aprovar está pequena”, afirma o vice-líder da base governista na Câmara.

Argumento contra

Lucas aponta que há forte questionamento sobre a real eficácia de adiar as eleições de outubro para novembro. Há proposta embrionária de adiar para dezembro, mas o único cenário descartado é o de prorrogar mandatos.

Meio ambiente

Após verificação de desmatamento ilegal neste mês na região de Cavalcante, o governo estadual planeja a criação de novo parque estadual na região da Chapada dos Veadeiros. A proposta está em elaboração.

Preservação

A unidade de conservação deve ser criada na cidade de Alto Paraíso, na região turística da catarata do Rio dos Couros, em uma área de 5 mil hectares.

CURTAS

- Apesar da pedra colocada sobre o assunto Rodney Miranda e Jorge Caiado, o governo volta a lidar com o caso Codego...

- É que a Justiça atendeu pedido do filho de Cachoeira e manteve construção de shopping pela empresa ETS em Anápolis.

- O Colégio de Procuradores de Justiça realiza às 14h sessão ordinária remota, com transmissão pelo YouTube do MPGO.

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar