GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

coluna Xadrez

Banner saneago sky

Senador aprova reabertura do comércio em Goiânia e critica "trapalhadas" de Iris Rezende

Publicado por: Rubens Salomão | Postado em 16 de agosto de 2020
Para Vanderlan Cardoso, o prefeito demorou a assumir o protagonismo durante os primeiros 100 dias e se escondeu atrás dos decretos estaduais| Foto: Takeshi Gondo

Mesmo fora do processo eleitoral em Goiânia, depois de desistir da pré-candidatura em prol do deputado federal Francisco Júnior (PSD), Vanderlan Cardoso não se furta de manter críticas à postura de Iris Rezende (MDB) no comando das ações de combate à pandemia em Goiânia. Para Vanderlan, o prefeito demorou a assumir o protagonismo durante os primeiros 100 dias e se escondeu atrás dos decretos estaduais. “Foram feitas muitas trapalhadas nesse período com essa confusão para a população, que não sabia se abria ou fechava. Faltou liderança do prefeito, que veio agora, quando ele convenceu o governador pela reabertura”, afirma o senador. “Deixaram esticar a corda demais. Muita gente foi prejudicada pelo fechamento geral como aconteceu. Não dava para entender os critérios adotados e isso gerou pânico entre os comerciantes. Os prejuízos, para alguns setores, vai ser irrecuperável”, avalia.

Plano diretor

Presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, o vereador Denício Trindade (MDB) apresentou emenda à revisão do Plano Diretor para organização de cooperativas de agricultura familiar na capital.

Regionalização

A emenda poderá promover desenvolvimento econômico das macrozonas rurais e urbanas com o apoio à agricultura familiar, à produção orgânica e ao ecoturismo. 

Entidade

A iniciativa surgiu após reunião do presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira. O objetivo da ação é fomentar atividades produtivas, para garantir novas fontes de renda, especialmente para a população mais carente.

Prêmio das contas

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) é parceiro da CGE na segunda edição do Prêmio Goiás Mais Transparente. O objetivo é avaliar a transparência ativa e passiva das páginas de acesso à informação de órgãos e entidades públicas.

Como é?

O prêmio pretende reconhecer trabalho de órgãos e sociedades de economia mista com o “selo de excelência em transparência” e estimular o aperfeiçoamento contínuo para o atendimento de exigências legais.

Medalhas

O selo Bronze será entregue para notas entre 65% até 69,99% da pontuação máxima em transparência; o Prata, entre 70% e 74,99%, e o selo Ouro, entre 75% e 100%.

Consumidor

A Defensoria Pública (DPE-GO) obteve decisão liminar que obriga o proprietário de imóvel a restabelecer o fornecimento de água a uma inquilina que estava com aluguéis em atraso. O empresário tentava pressionar a saída da vítima.

Investimento

Em novo processo de afastamento da política em Aparecida de Goiânia, o deputado federal retomou agenda no interior. Foi ao entorno do DF, onde entregou ambulância na cidade de Santo Antônio do Descoberto.

CURTAS

- Será realizada entre 20 e 24 de julho a Semana da Agricultura Familiar em Goiás. Por conta da pandemia, a programação será digital.

- Haverá conteúdo técnico e informativo para auxiliar o agricultor familiar no dia a dia no campo, da produção à comercialização.

- A Câmara de Goiânia inicia recesso por 15 dias e realiza audiências públicas do plano diretor até o retorno, no dia 3.

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar