GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

coluna Xadrez

Comunicação ineficiente sobre a pandemia desgastou Iris

Publicado por: Rubens Salomão | Postado em 27 de agosto de 2020
Apesar de algumas medidas terem sido tomadas no tempo apropriado, a população não foi suficientemente esclarecida pela pasta comandada pelo secretário Vassil Oliveira| Foto: Takeshi Gondo

Assessor direto do prefeito Iris Rezende tem falado à boca miúda que pesquisas recentes revelaram grande falha no processo de comunicação da Prefeitura de Goiânia durante o combate à pandemia de Covid-19. Apesar de algumas medidas terem sido tomadas no tempo apropriado, como a chancela integral de Iris aos decretos governamentais, a população não foi suficientemente esclarecida pela pasta comandada pelo secretário Vassil Oliveira. A avaliação é que o trabalho pífio do secretário causou desgastes ao prefeito em ano eleitoral. A fonte que falou à coluna reservadamente afirma que Iris considera promover mudanças na Secretaria de Comunicação do Município. “Iris sempre levou muito a sério o sentimento que vem das ruas e, neste momento, a população se mostra desassistida pela falta da informação. A gestão tem feito muito, mas o esclarecimento tem deixado a desejar”, avalia.  

Números

Pesquisa do instituto FoxMappin - Pesquisa de Opinião e Mercado, do grupo O Hoje, realizada entre os dias 9 a 19 de junho de 2020, havia antecipado que os goianienses estavam insatisfeitos. Na época, 35,54% dos eleitores ouvidos pelo instituto avaliaram a atuação do prefeito como inadequada.

Campanha

O PSOL pretende apresentar na campanha eleitoral em Goiânia o tema “Vida Acima dos Lucros”. Para a pré-candidata pelo partido na capital, Hemanuelle Jacob, a questão não é restrita a pandemia da Covid-19.

Transporte

Ela cita como exemplo os constantes problemas no transporte e o descaso do poder público com o cidadão. Para Hemanuelle a ordem econômica das empresas é priorizada e não uma prestação de serviço de qualidade.

Retomada

A retomada da agenda política de Ronaldo Caiado nesta semana deve ter efeitos na capital e no interior. Como destacado na coluna na última semana, o governador deve receber quatro vereadores de Goiânia.

Interior

Para o assessor especial da Secretaria-Geral da Governadoria, Lívio Luciano, Caiado está sentindo que é o momento de começar a parte política. “Muita coisa pode evoluir em diversos municípios, sobre candidatos e que caminho o partido deve tomar”, afirmou.

Articulações

Deputados estaduais voltarão a atividades regulares na Assembleia Legislativa somente no dia 4. Até lá, vários parlamentares vão aproveitar o tempo para fazer as articulações políticas nas bases, visando as eleições municipais.

Saneamento

Goiás apresenta o menor índice de perdas de água na distribuição do País, abaixo de 30%, enquanto no Brasil é na ordem de 38,5%. Em Goiânia, o percentual é menor, na ordem de 21%.

Justiça Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou a empresa Positivo como vencedora da licitação realizada para a fabricação de novas urnas eletrônicas que devem ser utilizadas apenas em 2022.O valor da proposta foi de R$ 799,9 milhões.


 Curtas 

- O TSE implantará uma resolução que permite a suspensão de candidatos a vereador no caso de fraudes na cota obrigatória de candidaturas femininas.

- Pode ser concedida permissão ao juiz para derrubar toda a lista de candidatos a vereadores da legenda antes mesmo da votação. 

- O universo da cannabis medicinal é tema de evento do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) Goiás às 19 horas desta terça-feira (28).  

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar