GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

coluna Xadrez

Governo aposta em migração de empresas para ProGoiás

Publicado por: Rubens Salomão | Postado em 28 de agosto de 2020
De acordo com o secretário estadual de Indústria e Comércio, Adonídio Neto, cerca de 100 empresas já foram atendidas pelo Estado em reuniões| Foto: Takeshi Gondo

Após ter sido aprovado na Assembleia Legislativa no mês de maio, sancionado pelo governador Ronaldo Caiado em junho, o novo programa de incentivos fiscais, o ProGoiás será regulamentado para que empresas possam fazer migração do Fomentar e do Produzir, além de novos empreendimentos que se instalarem no estado entrar já no novo programa. De acordo com o secretário estadual de Indústria e Comércio, Adonídio Neto, cerca de 100 empresas já foram atendidas pelo Estado em reuniões. Estão sendo sanadas dúvidas quanto a segurança jurídica, entre outros pontos. O governo espera que se tenha um índice alto de migração dos programas. “. A gente estima que no final deste mês, no início do mês que vem, vamos ter as primeiras empresas migrando para o ProGoiás, é um programa mais competitivo, menos burocrático e o principal é que diminuindo a burocracia”, disse Adonídio Neto.

Justiça

É esperada a redução de ações judiciais em virtude da concessão de benefícios. Há na Justiça mais de 200 ações contra o Fomentar e o Produzir, movidas pelos municípios que reclamavam de renúncia de receita.

Campanha

Pré-candidatos a prefeitos usaram as redes sociais e endureceram o tom de críticas gestão da capital. Major Araújo (PSL) e Elias Vaz (PSB) criticaram a estrutura de atendimento no SAMU; Dra Cristina (PL) na Guarda Municipal e Talles Barreto (PSDB) no transporte.

Pílulas

A pré-campanha de Francisco Júnior (PSD) apresentou um vídeo de 21 segundos em que critica a captação de empréstimo para realização de obras. A publicação tem forte tom eleitoral, inclusive com uso de apresentadora.

Resposta

O prefeito Iris Rezende tem avaliado como natural que aqueles que pretendem disputar a prefeitura não façam elogios. “Eu estou na política há 60 anos. Eu nunca vi adversário que sonha ocupar a posição elogiar”, disse o prefeito há poucos dias.

Contas Irregulares

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou uma lista com 21 nomes com contas julgadas irregulares. Na listagem está o nome de ex-autoridades e servidores públicos estaduais.

Justiça Eleitoral

A relação é remetida à Justiça Eleitoral, a quem cabe, a seu juízo, declarar se essas pessoas podem ou não concorrer a cargos por eleição.

Nomes

Entre os nomes mais conhecidos estão: da ex-secretária estadual de Saúde, Irani Ribeiro, do ex-deputado federal Pedro Canedo e do presidente da Comurg, Aristóteles de Paula.

TRE

O Tribunal Pleno do TRE/GO elegeu o Juiz Vicente Lopes da Rocha Júnior para a função de Diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Goiás. Também foi eleito Átila Naves Amaral, para o cargo de Ouvidor da Justiça Eleitoral.

CURTAS

- ASemad inicia nova mobilização para a regularização fundiária de propriedades rurais que estão no interior de unidades de conservação do Estado.

-Trata-se da Compensação de Reserva Legal, em que podem ser adquiridas áreas localizadas em unidades de conservação, desde que sejam no mesmo bioma.

- O objetivo é reduzir o número de litígios fundiários que se arrastam na Justiça.

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar