13 de setembro de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

coluna Xadrez

BANNER SANEAGO

OAB terá comissões regionais para fiscalizar eleições

Publicado por: Rubens Salomão | Postado em 13 de setembro de 2020
O trabalho de fiscalização foi antecipado pela Xadrez pelo presidente da OAB, Lúcio Flávio Paiva, que aponta para maior apuração de possíveis ilícitos nas campanhas virtuais| Foto: Reprodução

A Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral da OAB/GO planeja estabelecer comitês locais de combate aos crimes relativos à campanha deste ano em todos os municípios que já contam com seccional da Ordem. O trabalho de fiscalização foi antecipado pela Xadrez pelo presidente da OAB, Lúcio Flávio Paiva, que aponta para maior apuração de possíveis ilícitos nas campanhas virtuais. A Justiça permite impulsionamento nas redes sociais, investimento para resultados patrocinados em sites de busca e administração profissional de perfis, com assessoramento publicitário, que pode dar diferencial competitivo aos candidatos que se prepararem antecipadamente. No entanto, são abusos previstos em lei: comprar de seguidores ou banco de dados; uso de robôs para compartilhamento de conteúdos ou mesmo participações de elementos fora do conceito de “pessoa natural”. Ou seja: nada de fakes.

Novo showmício

O TSE deve responder nas próximas semanas consulta sobre a possibilidade de participação de artistas nas campanhas eleitorais, principalmente em um novo formato que já é chamado de livemício.

Novo normal

É que artistas já se dispõem a realizar transmissão ao vivo de apresentações musicais para apoiar candidatos, como nos antigos showmícios presenciais.

Orientação

O ex-ministro do TSE, Henrique Neves, disse que os partidos precisam avaliar o pleito da forma mais simples possível e “repensar a política do olho a olho e do corpo a corpo”. Ele participou de Webinário de Direito Eleitoral da Academia Megasoft.

Apurações

A Operação Grande Famiglia, do Ministério Público Estadual, cumpriu mandados de busca e apreensão nas casas de dois iristas: Mizair Lemes e Wagner Siqueira. Os dois dizem estar tranquilos e o Paço não mostrou preocupação com a deflagração.

Colaboração

Apesar do susto no início do dia, com a presença de policiais e promotores em três órgãos da prefeitura, aliados do prefeito Iris Rezende disseram à Coluna que a operação “não causa preocupação ou qualquer desgaste político”.

Projeto lançado

O PT lança hoje a pré-candidatura da deputada estadual Delegada Adriana Accorsi à prefeitura de Goiânia. O evento será às 19h com transmissão pelo facebook e ainda contará com a apresentação da “Plataforma do Plano de Governo”.

Envolvimento

O vice-governador Lincoln Tejota comemora o protocolo de intenções entre empresas e o governo de Goiás, a ser assinado hoje. Ele atua na atração de investimentos junto com Adonídio Neto (Indústria e Comércio) e Cesár Moura (Retomada).

Objetivos

O vice aponta que as ações de prospecção de novos investidores têm vínculo com o trabalho do programa “Goiás de Resultados”, coordenado por ele.

CURTAS

- O coronel da PM, Luiz Antônio Raiza, acionado pelo MP em Formosa por improbidade, teve R$ 100 mil bloqueados em bens.

- A decisão é consequência da Operação Arca de Noé, que investiga uso de carros oficiais para escoltar carga até a fazenda do coronel.

- “Muitos desafios superados e grande amadurecimento”, resumiu Vitor Hugo (PSL) ao deixar a liderança de Bolsonaro na Câmara federal.

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar