03 de setembro de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

coluna Xadrez

BANNER SANEAGO

Grupos ignoram tucanos em rearranjo de forças

Publicado por: Rubens Salomão | Postado em 03 de setembro de 2020
Os tucanos seguem reféns da imagem de derrota e prisão do maior líder, Marconi Perillo, em 2018| Foto: Takeshi Gondo

A abertura de diálogo entre lideranças sobre possíveis alianças na eleição à prefeitura de Goiânia, após aposentadoria de Iris Rezende, ainda tem portas fechadas entre os maiores partidos para o PSDB. A oposição a Ronaldo Caiado contava, até três semanas atrás, com Vanderlan Cardoso (PSD) e Daniel Vilela (MDB), que chegaram a gestar alinhamento, de olho em 2022, mas o rearranjo dos últimos dias os faz considerar união com o grupo caiadista. Com o retorno de Vanderlan ao pleito em Goiânia, como antecipado nesta coluna, as conversas passam a incluir líderes antes opostos, mas um fato se mantém: a composição estadual, em todas as tendências possíveis, exclui o PSDB, à exceção de alianças municipais circunstanciais. Os tucanos seguem reféns da imagem de derrota e prisão do maior líder, Marconi Perillo, em 2018. O ex-governador esboça reação isolada principalmente no entorno do DF.

Devolução

Propriedades em Caldas Novas, lancha, jet-sky, carros de luxos, entre outros bens do ex-gerente-geral da Codego, Márcio Gomes Borges e da esposa, Meire Cristina Borges, comissionada na gestão tucana serão restituídos a eles.

Revisão

A determinação é de decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em mandado de segurança impetrado. Os bens foram apreendidos durante a Operação Confraria, deflagrada em dezembro de 2018, pela Polícia Federal em Goiás.

O caso

A ação foi desdobramento da Operação Cash Delivery, que prendeu Jayme Rincon e Marconi Perillo e apura repasse de R$ 10 milhões da Odebrecht em 2010 e 2014.

Ao judiciário

O Conselho Seccional da OAB-GO realiza no dia 28 de outubro sessão para indicar a lista sêxtupla para escolha do novo desembargador do Tribunal de Justiça.  A vaga é referente ao quinto constitucional da advocacia.

Nomes

A disputa segue marcada por conversas nos bastidores da advocacia e do judiciário e conta com nomes como o ex-secretário da Casa Civil, Anderson Máximo, e a advogada Carla Sahium, conselheira da OAB por três mandatos.

Melhoras!

Gilvan Cândido, presidente da Goiasprev foi diagnosticado com Covid-19 há dez dias. Foi internado no fim de semana no Hospital Brasília, com acompanhamento do médico infectologista Alexandre Cunha, referência no setor.

Previsão

O quadro já é considerado bom e a perspectiva é de que, com novos resultados positivos em angiografia, o auxiliar de Caiado possa receber alta hoje.

Avanço

Pintou otimismo ontem entre aliados do senador Vanderlan Cardoso depois de nova rodada de conversas com governistas. Tendência de apoio do DEM à pré-candidatura, com indicação do vice é tida como certa.

CURTAS

- O Diretório Metropolitano do DEM marcou a convenção do partido para o às 18h do dia 16, último do prazo para a reunião.

- Mesmo com citação na Operação Vendilhões, do MPGO, Marden Júnior (Patriota) foi confirmado para disputar a prefeitura de Trindade.

- A base do prefeito Jânio Darrot (PSDB) ainda calcula os desgastes políticos do suposto esquema envolvendo o Padre Robson.

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar