10 de setembro de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

coluna Xadrez

BANNER SANEAGO

MDB encerra luto e busca união por Maguito

Publicado por: Rubens Salomão | Postado em 10 de setembro de 2020
Remanescentes da campanha #FicaIris desmarcaram ontem os últimos eventos agendados com a intenção de fazer o prefeito Iris Rezende desistir da aposentadoria política| Foto: Takeshi Gondo

Remanescentes da campanha #FicaIris desmarcaram ontem os últimos eventos agendados com a intenção de fazer o prefeito Iris Rezende desistir da aposentadoria política e a apresentação da pré-candidatura de Maguito Vilela à prefeitura inaugura, às 9h, a busca pela união interna do MDB para a disputa da prefeitura de Goiânia. “O Maguito não está antecipando sem ter apoio do Iris. A tendência, pelo que sabemos, é mesmo que o prefeito não participe e já está na hora de divulgar o nome e preparar uma candidatura para uma eleição muito atípica, já que não vai ter campanha de rua”, considera o líder do prefeito na Câmara Municipal, Wellington Peixoto (DEM), que ainda torce pelo apoio do DEM, de Ronaldo Caiado. O ex-governador, no entanto, ainda tem o desafio de mobilizar a estrutura irista sem manifestação direta do prefeito, que prefere “desencarnar” da vida política.

Ambiente favorável

O pré-candidato Wilder Morais (PSC), que participou ontem de sabatina da FECOMERCIO, tem trabalhado para se viabilizar como candidato “apolítico”, entre empresários e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

Liderança

Depois da flexibilização de atividades e aumento de casos e óbitos entre julho e agosto, o governador Ronaldo Caiado (DEM) retomou medidas de maior controle a aglomerações em Goiás, com destaque às cidades turísticas.

Conselho

O governo estabeleceu a criação de comitê para evitar ambientes propícios à propagação do novo coronavírus, com setores da PM, Turismo e Comunicação.

Transporte

Após praticamente cinco meses de pandemia em Goiás, a Federação das Empresas do Transporte Rodoviários do Centro-Oeste resolveu lançar protocolo de segurança contra a disseminação da covid-19 entre passageiros e empregados.

Segurança

As 12 medidas valem para a região metropolitana de Goiânia e Anápolis. Incluem, por exemplo, obrigatoriedade do uso de máscaras, ventilação, incentivo ao uso do Sitpass ao invés de dinheiro e higienização diária dos ônibus.

Tempo

Deputado estaduais aprovaram projeto que suspende o prazo entre a data de publicação o início de vigência de uma lei em relação ao Estatuto do Servidor. O texto prevê suspensão durante o período de calamidade pública em Goiás.

Validade

Se o texto for sancionado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), o estatuto, que foi publicado no Diário Oficial do Estado, só terá validade a partir de 2021.

Nas ruas

A Alego também aprovou projeto de Adriana Accorsi (PT) que declara os pit dogs patrimônio cultural imaterial de Goiás. A deputada justifica que a matéria se faz necessária diante da ameaça aos estabelecimentos em 2019.

CURTAS

- A Polícia Civil do DF deflagrou duas operações contra esquema de favorecimento de empresas na merenda escolar e produção de videoaulas.

- Os contratos são relativos à Secretaria de Educação e seriam alvo de conluio de grandes empresários para fraudar licitações.

- A prefeitura de Goiânia deve definir nos próximos dias critérios para combater as aglomerações da região da Rua 44.

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar