14 de setembro de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

coluna Xadrez

BANNER SANEAGO

Acordo com DEM define candidatura de Vanderlan Cardoso à Prefeitura de Goiânia

Publicado por: Rubens Salomão | Postado em 14 de setembro de 2020
Em clima amistoso, ambos selaram o que pode representar a conquista de avanço na luta de Vanderlan por protagonismo no cenário político em Goiás, em caso de vitória na capital| Foto: Reprodução

A definição interna do PSD pela candidatura Vanderlan Cardoso, neste fim de semana, foi consequência do avanço das articulações para confirmar o apoio do DEM, inclusive com reunião entre Ronaldo Caiado e o senador. Em clima amistoso, ambos selaram o que pode representar a conquista de avanço na luta de Vanderlan por protagonismo no cenário político em Goiás, em caso de vitória na capital, e a neutralização, pela base governista, do principal adversário para a reeleição de Caiado em 2022. Ainda na semana passada, o movimento de aproximação era sinalizado pelo afastamento do deputado federal Zacharias Calil (DEM) de qualquer movimentação por candidatura própria do partido. Enquanto isso, o MDB enfrenta o vácuo deixado por Iris Rezende. Maguito Vilela busca alianças para fortalecer a estrutura e tem conversa adiantada com o Republicanos, do deputado federal João Campos.

Constatação

O conselheiro Edson Ferrari acolheu na íntegra relatório da unidade técnica do TCE que constatou irregularidades em um edital de licitação da antiga Agetop, referente a contrato de R$ 2,8 milhões em 2018.

Objeto

O pregão previa manutenção na iluminação de trechos das oito principais rodovias estaduais e, dentre as irregularidades detectadas, houve erro na escolha do regime de execução: empreitada por preço global.

Rotina de erros

Este tipo de empreitada só deve ser utilizado, segundo a legislação, quando se contrata a execução de obra ou serviço total, por um preço fixo, que não era o caso.

Gradativo

Depois de Rio Verde e Catalão, Goiânia deve iniciar processo de desmobilização de leitos dedicados à covid-19. A secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, aponta que a mudança será iniciada nas próximas semanas.

Menos leitos

A desativação ocorre “com muita cautela” e em número reduzido de leitos do Hospital Maternidade Célia Câmara, que se voltará para o objetivo inicial, como maternidade. “Muito provavelmente, a pandemia está no início do seu declínio”, avalia Fátima.

Armas de fogo

O deputado federal Vitor Hugo (PSL) realiza às 19h live com três Caçadores, Atiradores e Colecionadores de Armas de Fogo (CACs): o juiz do TJGO,Átila Naves Amaral, o ex-governador Irapuan Costa Júnior e a instrutora de defesa pessoal Júlia Vitória.

Propostas

O parlamentar antecipa que pretende “conhecer suas histórias” e falar sobre a categoria e projetos na Câmara que envolvem Colecionadores, Atiradores e Caçadores.

Ao ataque

O governador Ronaldo Caiado (DEM) retomou ataque às gestões tucanas em rotina de vistoria a obras de rodovias. “Não é asfalto de faz de conta”, afirmou. Ele passou pelas GOs 060, 326 e 418, nas cidades de Iporá, Fazenda Nova e Sanclerlândia.

CURTAS

- O Sindicato dos Funcionários do Fisco de Goiás realiza às 15h webinar com o tema: “Pandemia, Reforma e Administração Pública”.

- A intenção é debater o impacto do coronavírus, a resposta da administração pública e as reformas tributária e administrativa.

- Depois das últimas composições, Goiânia ainda tem 14 pré-candidatos à prefeitura. Maior número desde a redemocratização.

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar