13 de dezembro de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

coluna Xadrez

Pandemia coloca procuradores da República em lados opostos

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em 13 de dezembro de 2020
Por conta da pandemia, os profissionais de imprensa não poderão fazer a cobertura das eleições municipais na sede do Tribunal Regional Eleitoral. - Foto: Reprodução

Venceslau Pimentel 

Não há correlação entre os fatos, o que pode ser coincidência. Mas, no mesmo dia em que o chefe da Procuradoria da República em Goiás, Ailton Benedito, informava, pelo Twitter, que estava processando uma agência que se declara de checagem de fatos, por ter sido classificado por ela como propagador de informações incorretas a respeito da cloroquina, o também colega procurador Helio Telho pinçava que algumas pessoas enfrentam a pandemia de Covid-19 com a tática do avestruz. “Escondem a cabeça na areia, acreditando que, como a realidade desaparece de suas vistas, ela deixa de existir”. Benedito, que se coloca como apoiador do presidente Jair Bolsonaro, também viu vitória na suspensão do ensaio clínico da Coronavac. 

Desconfiou

Em março, quando Ronaldo Caiado anunciou a primeira morte em Goiás, em decorrência da infecção, Ailton Benedito lançou dúvidas sobre o motivo, frisando que a paciente tinha diabetes, hipertensão e doença pulmonar obstrutiva crônica. 

De longe 

Por conta da pandemia, os profissionais de imprensa não poderão fazer a cobertura das eleições municipais na sede do Tribunal Regional Eleitoral, sob a justificativa de o órgão não comporta com a segurança exigida pelas normas de segurança sanitária. 

Última forma 

A propaganda eleitoral no rádio e na TV terminou ontem, mas os candidatos têm até amanhã para apresentar ao eleitor suas propostas, através de alto-falantes ou amplificadores de som, das 8 horas às 22 horas.

De olho 

A missão de observação da Organização dos Estados Americanos (OEA) deve desembarcar em Goiás. Em São Paulo, acompanhou simulação do funcionamento da urna eletrônica, inserção, transmissão de resultados e outros preparativos para a eleição de domingo. 

Na polícia 

Aos candidatos a prefeito e a vereador que receberam auxílio emergencial por meio de uso indevido de seus dados, o TCU orienta que registrem boletim de ocorrência. Em Goiás, dez disputam prefeituras, seis são candidatos a vice e 76 estão de olho nas Câmaras Municipais. 

No aguardo 

Candidato a prefeito de Jataí, o deputado Zé Carapô (DC), que é vice-líder do Governo na Alego, espera o resultado da eleição de domingo para definir seu novo posicionamento: se continua ou deixa a base aliada. 

Mensageiro 

Em reunião com auditores fiscais, o subsecretário da Receita Estadual, Aubirlan Borges, garantiu que levará as demandas da categoria a Ronaldo Caiado e à secretária da Economia, Cristiane Schmidt. 

Veredicto 

Para o Tribunal de Contas do Estado, é legal o edital de concorrência da Assembleia Legislativa na contratação de empresa para a conclusão das obras de sua nova sede. Recomendou a adoção de medidas que previnam a ocorrência de falhas em procedimentos futuros. 

CURTAS 

- Já tramita na Câmara de Goiânia projeto de Iris Rezende que denomina como escola Bispo Abigail Almeida uma unidade de ensino, em homenagem ao líder religioso. 

- Decreto de Ronaldo Caiado altera regulamentação da ordem cronológica de pagamentos, sobre exigibilidade de créditos para o pagamento das obrigações cujos valores não ultrapassem o limite de R$ 100 mil. 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar