coluna Xadrez

Paulo Ortegal vai compor o conselho da Saneago

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em 30 de janeiro de 2020
Por indicação de Iris Rezende, Paulo Ortegal deixa a Secretaria de Governo para integrar conselho da Saneago - Foto: Reprodução

Venceslau Pimentel 

Aliado de confiança de Iris Rezende (MDB) desde o início da década de 1980, Paulo Ortegal deixa a Secretaria de Governo para integrar o conselho da Saneago, por indicação do prefeito, fato já comunicado ao governador Ronaldo Caiado (DEM). Será o representante da prefeitura de Goiânia (maior cliente da estatal), podendo ficar por até dois anos na função. Ele, que assumiu o comando da pasta, em 2018, antes ocupava função de chefe de gabinete. Economista e graduado em Direto, Ortegal foi chefe de gabinete de Iris, na sua passagem pelo Ministério da Agricultura, no Governo Sarney. Ao mesmo tempo, Ortegal se comprometeu a dar expediente no escritório político de Iris, ajudando a receber amigos do líder emedebista. Ao mesmo tempo, Ortegal se comprometeu a dar expediente no escritório político de Iris, ajudando a receber amigos do líder emedebista quando não estiver na Saneago.

Mais tempo 

Com aprovação do regime jurídico único, pela Alego, a equipe econômica do governo estadual se debruça agora sobre o processo de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, para ganhar fôlego em relação ao pagamento de dívidas coma União. A liminar, do STF, favorável a Goiás, se expira dia 31. 

No cofre 

Demonstrativo da arrecadação estadual, que consta do site da Secretaria da Economia, de janeiro a novembro, aponta para uma arrecadação de 24,1 milhões. A menor receita foi registrada em abril, com R$ 1,63 bilhão, por conta da pandemia. 

Sem privilégio 

A Câmara de Goiânia deve votar hoje projeto que proíbe serviço de manobrista para parqueamento em vagas predeterminadas, em locais como shoppings, serviço intitulado de ‘estacionamento Vip’. Zander Fábio considera inadmissível essa discriminação com quem paga tarifa normal. 

Migração 

Desagradou a uma parte dos vereadores o vazamento de uma chapa encabeçada por Romário Policarpo (Patriota), atual presidente, com os nomes dos demais integrantes dos cargos da Mesa Diretora, entre eles, dois atuais membros.

Sangue novo 

Quem sai ganhando é o grupo comandado pelo vereador Lucas Kitão (PSL), que agregou novos membros, que pregam o discurso da renovação, cujos integrantes são da base de Maguito Vilela e de Rogério Cruz.

Emergencial 

Exonerados por recomendação do Tribunal de Contas do Estado, o governador Ronaldo Caiado achou uma saída e assina hoje contrato de seis meses com os 49 músicos da Orquestra Sinfônica de Goiás. Uma OS será contratada para gerir o corpo sinfônico.

Punição 

Sob pena de ter de pagar multa, o eleitor que deixou de votar no primeiro turno tem até o dia 14 de janeiro para regularizar a sua situação, e para quem se ausentou do segundo turno, o prazo vai até 28 janeiro. 

Homenagem 

Reconhecido nacionalmente pela defesa do meio ambiente, o jornalista Washington Novaes, morto recentemente, dá nome a um parque no Conjunto Vera Cruz, por iniciativa de Iris Rezende. 

CURTAS 

- Amanhã será ponto facultativo na administração pública municipal, conforme decreto publicado ontem. 

- Está cravado. A Lei Orçamentária da prefeitura de Goiânia, aprovada ontem, fixou em R$ 360 milhões o montante da renúncia fiscal para 2021.

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar