coluna Xadrez

Goiás não faz negociação paralela para comprar vacinas

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em 06 de janeiro de 2021
Secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, disse que “O programa de vacinação é uma atribuição federal, e Goiás acompanha as conversações" | Foto: Reprodução

Venceslau Pimentel 

Em meio a rumores da participação massiva de Secretarias Estaduais de Saúde em negociações paralelas para a aquisição de vacinas contra a Covid-19, o titular da pasta, em Goiás, Ismael Alexandrino, disse à coluna que o Estado não tem feito esse tipo de gestão com a Pfizer e nem com a Moderna. “O programa de vacinação é uma atribuição federal, e Goiás acompanha, de fato, as conversações no Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde, se posiciona também e deixa claro que tem mantido diálogo estreito com o ministro Pazuello, com o presidente da Anvisa, Barra Torres, e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade”. 

Padronização 

Goiás já conta com insumos em seu almoxarifado e agora estrutura a rede de armazenamento de vacinas, a logística de distribuição, padronização da linguagem e estratégia de comunicação para dar segurança à população. 

Mais prazo 

O estado de calamidade nacional em decorrência da crise provocada pela pandemia do coronavírus poderá ser estendido até o dia 30 de junho. A prorrogação poderá vir por meio de lei. 

Definido 

O PSD do senador Vanderlan Cardoso, que conta com mais dez integrantes na bancada, vai apoiar o mineiro Rogério Pacheco para a sucessão de Davi Alcolumbre, depois da intercessão Gilberto Kassb, presidente nacional da sigla. 

Pé no freio 

O crescimento de parlamentares que passaram a apoiar o candidato presidente da Câmara dos Deputados, Baleia Rossi, com maior evidência a posição do PT de Rubens Otoni, a reforma administrativa costurada pelo presidente Jair Bolsonaro vai para banho-maria. 

De fora 

O Executivo municipal não acatou emenda ao Orçamento que transfere R$ 50 milhões ao Fundo Metropolitano de Mobilidade Urbana, por ter valor fora do teto das impositivas, cujo valor total é de R$ 63,5 milhões, ou 1,2% da receita corrente líquida. 

No controle 

Foi publicado no diário do município decreto que trata de critérios a serem adotados na execução orçamentária e financeira de Goiânia para o exercício de 2021. 

Menos no bolso 

Já entrou em vigor a lei que redução em 50% os valores cobrados pela emissão de certidão, em forma de relação, pelos cartórios de protesto do Estado de Goiás. 

Corujão 

A Câmara de Goiânia pode instituir o ônibus 24 horas, para integrar linhas noturnas pelos bairros da capital, como opção de transporte para trabalhadores da noite ou para seguir o lema “Se beber, não dirija”. 

CURTAS 

Normativa da AMMA prevê que primeira etapa da Hospital Público Veterinário vai atender animais de pequeno e médio porte, domésticos ou domesticados. 

Cmei João Paulo I aposta em cartinhas aos alunos e pais para manter a relação afetiva, prejudicada com a suspensão das aulas pela pandemia. 

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar