coluna Xadrez

Bancada goiana dividida entre Lira e Baleia Rossi

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em 10 de janeiro de 2021
Em busca de voto, Lira aporta hoje em Goiânia, tendo como anfitrião o governador Ronaldo Caiado (DEM), cujo partido já oficializou que vai se engajar ao lado do parlamentar paulista | Ilustração: Takeshi Gondo

Venceslau Pimentel 

Dividida entre duas candidaturas à Presidência da Câmara dos Deputados, a bancada goiana, com 17 integrantes, se movimenta entre Baleia Rossi (SP), apoiado por Rodrigo Maia (DEM), e Arthur Lira (PP), apadrinhado por Jair Bolsonaro. Em busca de voto, Lira aporta hoje em Goiânia, tendo como anfitrião o governador Ronaldo Caiado (DEM), cujo partido já oficializou que vai se engajar ao lado do parlamentar paulista, ao lado PT, PDT, PSB, PSL, PT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede, totalizando 216 deputados. Tudo indica que Rodrigo Maia deve reforçar o apoio de Caiado a Rossi, nos próximos dias, vindo à capital, já que trabalha para derrotar o nome do Palácio do Planalto. 

Lá e cá 

Em lados opostos, o deputado Vítor Hugo deve marcar presença no encontro de hoje, ao contrário de Delegado Waldir Soares, ambos do PSL, que está na conta de Baleia Rossi.

Genérico 

Pelo sim, pelo não, tem muito políticos de direita procurando alternativas ao Twitter, depois do cancelamento de Donaldo Trump. Vítor Hugo, por exemplo, já faz uso do Parler, em nome da liberdade de expressão. 

Carta marcada 

Depois de sair derrotado na tentava de reeleger de Quirinópolis, Gilmar Alves (MDB) pode virar réu caso a Justiça acate denúncia do Ministério Público, por ter frustrado caráter competitivo de um pregão presencial. É o dinheiro do contribuinte indo pelo ralo. 

Acolhida 

Em meio ao trabalho da força-tarefa para localizar os pontos de alagamento, o prefeito em exercício, Rogério Cruz, conversou com famílias atingidas pelo temporal que castigou a cidade.

Devassa 

Auditoria das contas da prefeitura de Senador Canedo ainda nem foi concluída, e o rombo fiscal é uma das heranças do prefeito Fernando Pellozo (PSD). O caso, que deve passar de R$ 200 milhões, pode parar na Justiça, com o ex-prefeito Divino Lemes ter de responder pela dívida. 

Pelo social

O fim da tarifa única do transporte coletivo avança, englobando, além da capital, Aparecida, Senador Canedo e Goianira e Trindade. Mas a repartição do sistema depende de esforço político para ficar mais justo. 

Lista tríplice 

Segue aberto até dia 18 o processo de inscrição ao cargo de procurador-geral de Justiça, cujo escolhido pelo chefe do Executivo se dará por meio de uma lista com três nomes. 

Temporários

Professores temporários da rede de ensino do município, que tiverem seus contratos reativados, terão garantidas, até o retorno das atividades, sejam elas, aulas na modalidade presencial ou a distância as vantagens anteriores. 

CURTAS 

- Caiado anunciou Laís Nunes como a primeira goiana nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ela é de Barro Alto. 

- Dagoberto Costa é confirmado na diretoria de Vigilância Sanitária da capital, órgão à frente das ações de enfrentamento da pandemia. 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar