coluna Xadrez

Igreja ignora ato em favor do padre Robson

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em 25 de março de 2021
Manifestação de um pequeno grupo de fiéis não surtiu o efeito que esperava aos seus organizadores. A Arquidiocese de Goiânia ignorou o fato, assim também, o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade | Ilustração: Takeshi Gondo

Venceslau Pimentel 

A manifestação de um pequeno grupo de fiéis a favor do retorno do padre Robson de Oliveira, banido de celebrações religiosas, não surtiu o efeito que esperava aos seus organizadores. Tanto que a Arquidiocese de Goiânia ignorou o fato. O mesmo aconteceu com o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, e a presidência da Afipe. A coluna pediu um posicionamento sobre o assunto, mas preferiram manter o silêncio. O ato aconteceu na mesma semana em que o Ministério Público desmentiu o advogado do religioso, sustentando que não houve o trânsito em julgado, e negou que o órgão tenha pedido o arquivamento da ação judicial no que se refere à Operação Vendilhões. 

MP não desiste 

Em que pese a decisão do TJ de Goiás, de trancar a ação contra padre Robson, o MP vai entrar com novo recurso junto ao Superior Tribunal de Justiça, pedindo o prosseguimento da investigação e da ação penal. 

Destaque 

Ao receber o relatório sobre os indicadores de criminalidade em Goiás, que mostra que 2020 mostrou os menores da última década, o governador Ronaldo Caiado fez questão de registrar os números em postagens nas redes sociais. 

Novo aliado 

Ex-aliado de Jovair Arantes e atual presidente do PTB em Goiás, Lineu Olímpio de Sousa assume como diretor-presidente da Ceasa, a convite do governador Ronaldo Caiado (DEM). 

Efeito da pandemia 

Por conta da pandemia, a eleição para escolha do novo procurador-geral de Justiça será por voto eletrônico, no dia 5 de fevereiro. Como candidato único, Aylton Vechi será reconduzido ao cargo para mais um mandato, que vai até 2023. 

Dilema

A oposição na Alego teve que se render ao posicionamento do líder do Governo, Bruno Peixoto (MDB), que rejeitou destaques sobre o orçamento da UEG, e votou em peso pela aprovação da Lei Orçamentária de 2021, de olho nas emendas impositivas. O placar ficou em 34 votos a favor e nenhum contra. 

Refis 

No projeto do governo que trata de medidas facilitadoras para pagamento de dívidas de IPVA, a dedução é exclusiva para moratórias e juros. O auto de infração administrativa continua com seu valor integral, não sendo alcançado pelo perdão fiscal. Também vale para infrações ambientais. 

Aposta 

Vem aí o Projeto Estadual de Formação de Lideranças na Área de Educação pela Secretaria da Educação, com o objetivo de promover a formação de profissionais da educação baseada na prática em sala de aula e a formação de futuras lideranças para o sistema público de ensino. 

Resistência

As autoridades de Saúde de Goiás já avisaram que, caso seja decretada lei seca em cidades goianas para reduzir a taxa de transmissão do coronavírus, a ordem terá de ser cumprida. Há resistência do setor de bares. 

CURTAS 

- De saída da Secretaria da Indústria e Comércio, Adonídio Neto diz que encerra gestão com saldo positivo na atração de novos investimentos.

- O governo pediu de volta o projeto que tramita na Alego, que prevê a criação de taxas de serviços do Detran, com o propósito de manter a estrutura tecnológica para acesso aos sistemas da autarquia. 

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar