coluna Xadrez

José Vitti pode aproximar Caiado de Sandro Mabel

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em 26 de março de 2021
Mabel e o governador Ronaldo Caiado cortaram relações depois de vários episódios, entre eles o que trata de mudanças na política de incentivos fiscais, que resultou em uma CPI na Alego | Ilustração: Takeshi Gondo

Venceslau Pimentel 

Membro do corpo diretivo da Federação das Indústrias de Goiás, o novo secretário da Indústria e Comércio, José Vitti, pode ser o interlocutor entre o governo e a Fieg, presidida por Sandro Mabel, com aval da Assembleia Legislativa. Mabel e o governador Ronaldo Caiado cortaram relações depois de vários episódios, entre eles o que trata de mudanças na política de incentivos fiscais, que resultou em uma CPI na Alego; e em relação ao repatriamento de 34 brasileiros de Wuhan, na China, primeiro epicentro da pandemia mundial do novo coronavírus, que foram acolhidos na Base Aérea de Anápolis.

Base de apoio 

Em visita, ontem, à sede da Frente Nacional de Prefeitos, em Brasília, Rogério Cruz recebeu apoio da entidade, que se prontificou a disponibilizar técnicos para auxiliá-lo na elaboração de projetos visando captação de recursos federais para a execução de obras em Goiânia.

Em silêncio 

Nem Alexandre Baldy, nem o irmão, Adriano, exonerado por ato do governador Ronaldo Caiado do cargo de secretário de Cultura, se manifestaram sobre o assunto, ativos que são nas redes sociais. 

Em Anápolis 

Presidente do Progressistas em Goiás e secretário do governador paulista João Doria (PSDB), Alexandre Baldy tem como forte aliado o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, que trocou o PTB pelo PP, e é próximo a Caiado. 

Prioridade 

O Podemos, que é presidido em Goiás pelo deputado federal José Nelto, pediu ao Supremo Tribunal Federal para que o Ministério da Saúde inclua no plano nacional de vacinação contra a Covid-19 pessoas com deficiência e seus cuidadores. 

Garantido 

Os 41 deputados estaduais garantiram R$ 229,6 milhões para aplicação em ações voltadas para a área da saúde nos 246 municípios goianos, no orçamento do Estado neste ano de 2021. A cota é de R$ 5,6 milhões para cada um deles. 

Punição

Servidor público que vier a beneficiar ou que se envolvam na prática de “fura filas” do calendário de vacinação contra a Covid-19 pode ser punido por improbidade administrativa, defende o deputado Vinícius Cirqueira (Pros). 

Privilégio 

O ex-governador Agenor Rezende, de 77 anos, foi um dos primeiros a ser vacinado em Mineiros, contra a Covid-19, a convite da filha dele, Rosângela Rezende, que é secretária municipal de Saúde. O MP quer a correta aplicação do plano de vacinação em Mineiros, com preferência a idoso que morem em asilos. 

Suprapartidária 

Eleita em outubro de 2019, a nova composição da mesa diretora da Alego toma posse no dia 1º de fevereiro, com equilíbrio de forças políticas entre deputados governistas e da oposição. 

CURTAS 

- O prefeito Rogério Cruz regulamentou a lei que cria o IPTU Social no Município de Goiânia para o exercício fiscal de 2021. 

- Presidente da Câmara de Goiânia, o vereador Romário Policarpo (Patriota) foi recebido em audiência no Paço Municipal.  

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar