coluna Xadrez

Bittencourt: conselho vai discutir estratégias de mobilização em Goiânia

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em 01 de abril de 2021
Ex-deputado federal e ex-presidente da Alego comanda a Secretaria de Infraestrutura Urbana da prefeitura de Goiânia e sugere alterar o nome do conselho político de apoio ao prefeito | Ilustração: Takeshi Gondo

Venceslau Pimentel 

Ex-deputado federal e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Luiz Bittencourt, que comanda a Secretaria de Infraestrutura Urbana da prefeitura de Goiânia, sugere alterar o nome do conselho político de apoio ao prefeito para Conselho de Gestão. E explica: “A ideia é justamente interagir com o prefeito nas demandas e nas propostas que existem, no sentido de uma ação mais efetiva e da presença do governo na solução dos problemas da cidade”, pontua. É, segundo ele, a integração entre a equipe de trabalho e que se pode fazer no curto prazo, e também avançar de forma seqüencial e estrutural, nas discussões internas das estratégias de mobilização.

Retaguarda 

“O Conselho de Gestão vai ter esse papel, que é de auxiliar o prefeito naquilo que for necessário, no sentido de que a prefeitura possa trabalhar da melhor maneira possível pela melhoria da qualidade de vida do goianiense”, pontua Bittencourt. 

Luz no campo 

Ao menos 21 mil residências em áreas rurais devem ser contempladas com energia elétrica até 2022, informa a Enel Distribuição Goiás, adiantando que 5,6 mil foram beneficiadas no ano passado. 

Projeção

Projetando arrecadar cerca de R$ 63,5 milhões, de 2021 a 2025, com as medidas facilitadoras para pagamento de dívidas com IPVA, ITCD e infrações ambientais, o governador Ronaldo Caiado (DEM), sanciona a lei que visa negociar débitos com a Fazenda Pública estadual 

Pacificação 

Com a escolha de Sandes Júnior (PP) como líder na Câmara de Goiânia, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) pacifica a base aliada, que o havia indicado, e ainda amplia a bancada governista, com o apoio de vereadores que havia trabalhado para eleger Gian Said (MDB) presidente da Casa. 

Neutralidade 

Mesmo contrariando Rodrigo Maia, que trabalhou para eleger Baleia Rossi (MDB), Ronaldo Caiado, como membro da executiva nacional, defendeu neutralidade no partido, para evitar racha na legenda e, por conseqüência, trabalhar pela sobrevivência partidária.

Protagonismo 

A saída de Rodrigo Maia do Democratas, se confirmada, reforça o papel de Caiado na cúpula nacional, pela proximidade que tem com ACM Neto, ex-prefeito de Salvador (BA), dirigente da legenda, avaliam deputados do partido, na Alego. 

Momo prolongado

Trabalhando em regime de plantão, por conta do recesso forense, até a semana passada, o Tribunal de Justiça dá pausa do trabalho da folia de Carnaval, só retornando na quarta-feira de cinzas, após o meio-dia.

Marco legal 

Marcado para hoje, o fórum que vai discutir o saneamento municipal à luz do novo marco legal contará com a participação do governador Ronaldo Caiado, ao lado de Dyogo Crosara, Percy Soares (do Ministério da Economia), Manoel Renato e Oscar Cordeiro.

CURTAS 

- Carreiras da administração penitenciária, da Saúde e da Educação estão contempladas com promoção e progressão, uma vez por. É o teor de uma PEC que tramita na Alego. 

- Na reunião com Rogério Cruz, vereadores de Goiânia se comprometeram a garantir da governabilidade, em nome de projetos e ações para a população.

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar