coluna Xadrez

Governo trabalha para recompor base aliada na Alego

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em 15 de março de 2021
Confira a coluna Xadrez desta terça-feira (16/02), por Venceslau Pimentel

As articulações para aumentar o número de deputados da base aliada estão a pleno vapor e ganharam força, ontem, durante a sessão especial que marcou o início dos trabalhos na Alego, em 2021. Além do líder do Governo, Bruno Peixoto (MDB), confirmado na função pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), presente na cerimônia, as conversas rolaram nos bastidores com a ida ao Parlamento do secretário da Indústria e Comércio, José Vitti, ex-presidente da Casa, e o secretário de Governo, Ernesto Roller. A filiação de vários prefeitos ao partido de Caiado, segundo observaram alguns parlamentares governistas, deve facilitar o diálogo e, consequentemente, um acordo para compor a base aliada. Mas evitaram listar nomes “para não complicar o meio de campo”.

Sinal

O discurso do deputado tucano Francisco Oliveira, que substituiu o colega de bancada Helio de Sousa, representando a oposição, foi avaliado como positivo por governistas, pois não houve ataques à gestão de Caiado. Aliás, ele usou a tribuna utilizada por governistas, para dizer que ser oposição não significa ser contra o Estado. 

Fora da base 

Em seu discurso, Bruno Peixoto não citou o nome de Zé Carapô (DC) como integrante da base aliada. Ele fazia parte do grupo até antes das eleições de 2020, quando disputou a prefeitura de Jataí, e foi derrotado. Até então ele era o vice-líder. 

Só o que falta 

Procurador da República em Goiás, Helio Telho manifesta sua indignação com a notícia de que ações estão sendo ajuizadas na Justiça contra a Lava Jato, pontuando: “Vamos devolver o dinheiro da corrupção para os corruptos, junto com um pedido de desculpas”. 

Já definido 

Sem uma definição sobre o retorno do presidente Jair Bolsonaro ao PSL, o partido, em Goiás, já começa a conversar sobre 2022. A única certeza, por enquanto, é do projeto de reeleição dos deputados estaduais Paulo Trabalho, Major Araújo e Delegado Humberto Teófilo.

Na agenda 

E quem vem a Goiás, mais uma vez, é justamente Jair Bolsonaro, para inaugurar o ramal da ferrovia Norte-Sul, em evento na cidade de São Simão, dia 4 de março. 

Centralizado

Foram regulamentados os procedimentos que envolvem a execução, a estruturação, a organização, a padronização e a gestão da folha de pagamento do Estado, por meio de uma unidade central. 

Pelos garis 

Uma semana após o vereador de Goiânia, Izídio Alves (MDB), defender a inclusão de garis no plano de vacinação contra a Covid-19, a Câmara dos Deputados vai apreciar projeto de lei que prioriza a imunização dos profissionais que colaboram na limpeza urbana e na coleta de lixo. 

Fim dos lixões 

Com a justificativa de que 87% de todo o lixo recolhido em Goiás vai para os lixões, o deputado Delegado Eduardo Prado (PV) quer instituir a semana estadual Lixo Zero. O projeto deve ser aprovado hoje, em segundo turno, na Alego. 

CURTAS 

- Ronaldo Caiado anuncia hoje novas vagas para o programa CNH Social, no Detran, evento sob um novo slogan: “É por você que a gente faz”.

- A Associação Paulista de Gestão Pública (APGP), entidade sem fins lucrativos, foi qualificada como Organização Social de Saúde, no âmbito do Estado de Goiás. 

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar