coluna Xadrez

Presidente eleito da FGM defende vacinação para os goianos

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em 03 de abril de 2021
Confira a coluna xadrez, desta quart-feira (03/03), por Venceslau Pimentel | Foto: Takeshi Gondo

Venceslau Pimentel

Eleito, ontem, presidente da Federação Goiana dos Municípios, o prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (MDB), diz que prefeitos estão fechando consórcios para compra de vacinas contra a Covid-19, que serão destinadas às populações locais. Ele prega que o governo de Goiás faça o mesmo, com a autorização dada pela Alego para adquirir imunizantes. “Nós da FGM defendemos que as vacinas adquiridas por consórcios sejam entregues aos municípios e defendemos que o Estado, viabilizando recursos próprios de mais de R$ 60 milhões, que essas vacinas fiquem em Goiás”, disse à coluna. Naves concorda com as medidas mais duras para conter a pandemia, adotadas pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), por meio da Secretaria de Saúde. 

Privilégio 

Por entender que a atual isenção de Imposto de Renda sobre lucros e dividendos no Brasil não encontra paralelo em nenhum outro país, o deputado federal José Nelto (Podemos) quer estabelecer a cobrança por meio de projeto de lei. 

Sem grana 

Os municípios de Amorinópolis, Araçu e Montividiu tiveram bloqueados os repasses de recursos do Fundo de Participação dos Municípios. No total, 1,7 municípios brasileiros estão nessa situação porque não homologaram informações referentes ao 6º bimestre de 2020 dos gastos com saúde. 

Em avaliação 

Diante do crescimento acelerado de casos de Covid-19, e sem vagas em enfermarias e UTIs, o que provocou o colapso do sistema de saúde em praticamente todo o Estado, o governo avalia decretar toque de recolher das 20 horas às 6 horas da manhã. 

Abre e fecha 

Ao mesmo tempo em que sugeriram aos prefeitos Rogério Cruz, de Goiânia, e Gustavo Mendanha, de Aparecida de Goiânia, o fechamento de atividades comerciais à noite, a Fieg e a Fecomércio defendem o funcionamento, por exemplo, de academias e lojas de conveniências.

Vai que cola!

Depois de zerar, por decreto, a alíquota do ICMS do diesel e do gás de cozinha, o presidente Jair Bolsonaro sugeriu, em conversa com apoiadores na entrada do Palácio da Alvorada, que os governadores façam o mesmo em relação ao álcool e a gasolina. 

Estaca zero 

Relator do Habeas Corpus concedido ao padre Robson de Oliveira, para o trancamento em definitivo da ação penal contra ele, por suposto crime de liderar organização criminosa, o ministro do STJ, Nefi Cordeiro, vai se aposentar. A pergunta é: será indicado um novo relator? 

Aprovação

Projeto do deputado Amauri Ribeiro (Patriota), que prevê redução de 30% de mensalidades de instituições de ensino da rede privada, por conta da pandemia, apresentado em abril de 2020, já recebeu aprovação de 3.922 internautas, e 2.887 são contra. 

CURTAS 

Por videoconferência, a Goiás Turismo se reúne hoje com a Associação Caminho de Cora Coralina, para discutir governança e ações de melhora em curso. 

O TSE suspendeu o prazo de entrega por candidatos não eleitos e partidos políticos das mídias eletrônicas com a documentação relativa à prestação de contas das eleições municipais de 2020. 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar