Praça já foi inaugurada, mas obra ainda não acabou

Comandos de movimento e luzes de duas fontes ainda não foram instalados e não há previsão para projeto ser concluído

Postado em: 30-04-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Praça já foi inaugurada, mas obra ainda não acabou
Comandos de movimento e luzes de duas fontes ainda não foram instalados e não há previsão para projeto ser concluído

Karla Araujo

Seis meses após a inauguração da revitalização da Praça Cívica, a obra ainda não chegou ao fim. O projeto original compreendia a restauração do Monumento às Três Raças, Pórtico, os Obeliscos e os bancos, além da restauração das duas fontes luminosas. A maior parte foi concluída, mas as fontes ainda não foram finalizadas. Além disso, as vias de acesso a alguns prédios localizados dentro da praça também não foram concluídas. 

Continua após a publicidade

As estruturas das duas fontes estão próximas ao Monumento às Três Raças . O material já sofre com a ação do tempo, pois em uma delas está quebrada na lateral. No local, funcionários da prefeitura ainda trabalham para concluir o sistema de encanação. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), os equipamentos que comandam os efeitos visuais da fonte – como jato de água e luzes, por exemplo – são importados e ainda não chegaram à Goiânia. 

Isso aconteceu, segundo a Seinfra, porque o material ficou preso na alfândega por meses. Depois, o equipamento foi devolvido por ter vindo com erro. Além disso, o número de bicos de jato d’água para as novas fontes aumentou, o que também atrasou a finalização. Por nota, a Seinfra informou que a empresa responsável aguarda a chegada desses equipamentos importados para finalizar as novas fontes, mas não há previsão para isto acontecer.

O valor gasto no material não foi divulgado, apenas o investimento total na revitalização da praça, que foi de R$ 12,5 milhões. Os recursos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas com aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que a praça é tombada como patrimônio histórico.

Projeto

A analista técnica do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) Giovana Jacomini lamenta que as obras da praça ainda não tenham sido concluídas. “Quando um arquiteto faz um projeto, se ele não é cumprido em sua integridade, o funcionamento é prejudicado”, afirma Giovana. 

Mesmo com os problemas, a arquiteta afirma que a obra, até onde foi concluída, é de enorme ganho social, pois o espaço, que funcionou por anos como um grande estacionamento público, foi devolvido à sociedade, principalmente aos pedestres. “Esperamos que toda a obra seja entregue integralmente o mais rápido possível, para que as pessoas possam usar o projeto executado de forma plena”, afirma a especialista.

Demandas

A Praça Cívica tem uma área total de 87.500 m² e as intervenções foram feitas em 58.935 deles.  A proposta foi resgatar as características originais do espaço. Segundo  a Seinfra, todos os reparos necessários na área são encaminhados para a empresa responsável pelas obras de requalificação. A pasta garante que a empresa é ciente de toda demanda e a manutenção será feita de acordo com o projeto aprovado pelo Iphan. 

Ainda de acordo com a Seinfra, as demandas que surgem com o tempo são avaliadas e discutidas com os envolvidos – autor do projeto e Iphan – para que sejam executadas dentro do aprovado. O projeto de requalificação da Praça Cívica é de autoria do arquiteto Luiz Fernando Teixeira Cruvinel (conhecido como Xibil) e foi fornecido à Prefeitura pelo Governo do Estado com aprovação do Iphan. A obra de requalificação da Praça Cívica foi entregue pelo prefeito Paulo Garcia (PT) em outubro do ano passado, no Aniversário de Goiânia. 

 

Veja Também