Detran-GO homologa, amanhã a nova pista de prova prática em Catalão

meta é padronizar os circuitos, proporcionando uma melhor formação ao condutor

Postado em: 08-12-2016 às 17h05
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Detran-GO homologa, amanhã a nova pista de prova prática em Catalão
meta é padronizar os circuitos, proporcionando uma melhor formação ao condutor

O Detran-GO homologa, amanhã (9/12), a nova pista de prova prática em Catalão. Na ocasião, serão ministrados exames de direção veicular em motocicletas e carros já dentro do novo modelo, que deve ser implantado em todo Estado até julho de 2017. A meta é padronizar os circuitos, proporcionando uma melhor formação ao condutor, e oferecendo maior conforto e comodidade a candidatos, instrutores e familiares.

A padronização das pistas integra uma série de ações do Detran-GO que buscam elevar a qualidade da formação do condutor, de forma a prepará-lo para enfrentar com segurança as adversidades do trânsito, contribuindo para a queda dos índices de acidentes. “Nossa proposta é formar um condutor que respeite a vida e esteja preparado para enfrentar o trânsito, que está cada vez mais tumultuado”, pondera o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho.

Continua após a publicidade

O novo modelo de pista busca reproduzir, ao máximo, situações que o condutor encontrará no dia a dia, respeitando os limites imposto pela Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O circuito de motocicleta, por exemplo, passa a exigir maior habilidade do candidato. Ele terá que fazer trajeto comum, rampa e transitar por uma área de desenvolvimento, que o obrigará a trocar marchas por várias vezes.

Já a pista de prova com carros passa a contar com três trajetos alternativos, além da baliza e rampa. Só no momento em que entrar no veículo o candidato à categoria B será informado do caminho a ser percorrido. “A padronização no circuito é apenas uma das medidas que vem sendo tomadas para melhorar a qualificação do condutor.

Implantamos a biometria e em breve implantaremos a prova teórica eletrônica em todo estado. Vamos iniciar um programa contínuo de capacitação de instrutores e examinadores. Tudo em parceria com CFCs e com a sociedade”, explica o presidente.

Parcerias

As pistas padronizadas estão sendo implantadas em parceria com as prefeituras e os CFCs. Em Catalão, eles se uniram para preparar o espaço com área coberta, espaço para espera e banheiros. O local também está sendo utilizado para a ministração de aulas práticas, visto que a demanda por prova é pequena. Cerca de 220 por banca, sendo três bancas mensais.

O diretor de um dos 20 CFCs locais, Rubens Fernandes Leão, que coordenou a construção e o controle da motopista afirma que a portaria que estabeleceu a padronização da pista foi a mais acertada do Detran em todos os tempos. “Com o modelo atual, de primeira marcha e passando por sete cones, o candidato está habilitado. Com a nova pista, ele realmente tem que estar melhor preparado”, argumenta o gestor de trânsito.

Rubens Fernandes conta que os proprietários de CFCs e instrutores estão otimistas com as mudanças. “No começo houve uma resistência muito grande, mas quando a pista ficou pronta e começamos ministrar as aulas lá, percebemos a diferença que irá fazer no aprendizado do candidato. Não tem como alguém que entende de trânsito falar mal dessa decisão do Detran”, enfatiza.

Serviço

A nova pista de prova prática atende aos candidatos dos municípios de Catalão, Ouvidor, Três Ranchos, Goiandira, Cumari e Anhanguera. A estrutura foi implantada na Rua X com 502, número 315, Bairro Santa Helena. 

Veja Também