Documentos oficiais vão circular em formato digital

A primeira etapa de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no Governo de Goiás, em substituição ao SepNet, o Sistema Eletrônico

Postado em: 20-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Documentos oficiais vão circular em formato digital

A primeira etapa de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no Governo de Goiás, em substituição ao SepNet, o Sistema Eletrônico de Protocolo, começa no dia 1º de fevereiro. O SEI é uma ferramenta que vai permitir a “virtualização” de processos e documentos nos órgãos do governo estadual, contribuindo para a modernização da administração pública por meio do aprimoramento da gestão documental, além de facilitar o acesso à informação por parte de servidores e cidadãos, propiciando celeridade, segurança e economia. Com o SEI, processos, ofícios, memorandos, portarias e vários outros documentos passam a circular em formato digital.

Os procedimentos para a migração para o SEI serão feitos em três etapas, cada uma com seis meses de duração. Até 2018, a meta da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), que coordena a área de tecnologia da informação dos órgãos estatais, é que o uso de papel para elaboração de documentos do Governo de Goiás seja praticamente eliminado. A expectativa é que toda a migração seja feita em até 18 meses, mas a Segplan trabalha com a possibilidade de encurtar o prazo.

Entre os benefícios da nova ferramenta estão menos burocracia: pois não será preciso aguardar documentos tramitarem de um setor a outro, os processos poderão ser analisados diretamente no Sistema; aumento da produtividade: com os processos eletrônicos implantados, será possível acessá-los em vários locais, assim, mais de uma área poderá trabalhar sobre o mesmo processo ao mesmo tempo, tornando a análise mais ágil; e economia: o processo eletrônico permitirá a redução de gastos com materiais de escritório, contribuindo para a preservação do meio ambiente, com redução de uso do papel e energia elétrica de impressoras.

Continua após a publicidade

Entre os benefícios da nova ferramenta estão menos burocracia: pois não será preciso aguardar documentos tramitarem de um setor a outro, os processos poderão ser analisados diretamente no Sistema; aumento da produtividade: com os processos eletrônicos implantados, será possível acessá-los em vários locais, assim, mais de uma área poderá trabalhar sobre o mesmo processo ao mesmo tempo. 

Veja Também