Alunos são dispensados por falta de professores

Secretaria de Educação diz que a situação deve ser normalizada ainda hoje (22). Professores estão sobrecarregados ao terem que ministrar aul

Postado em: 22-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Alunos são dispensados por falta de professores
Secretaria de Educação diz que a situação deve ser normalizada ainda hoje (22). Professores estão sobrecarregados ao terem que ministrar aul

Wilton Morais 

Os estudantes do município de Goiânia estão tendo dificuldades para aprender durante o ano letivo que se iniciou. O principal motivo é a falta de professores que em algumas unidades chega a sete servidores, conforme denuncias de pais de alunos. Na escola municipal Odília Mendes de Brito, localizada no Setor Novo Planalto, a doméstica Clenilde Machado, chegou mais cedo na escola para buscar o filho José Vitor, sete anos. “Não pode ficar assim, a escola atende todo o bairro. Um dia tem aula outro não”, disse a doméstica. 

De acordo com Clenilde, ontem (21), houve aula na instituição, mas, em rodízio de professores. O ritmo insuficiente segue desde que o período letivo se iniciou, neste ano. “Ainda bem que entrei de licença esses dias, sei nem o que faria se estivesse trabalhando, com a escola não funcionando direito. Teria que sair do trabalho”, relatou a doméstica. 

Continua após a publicidade

A reportagem do Hoje percorreu por diversas ruas do setor. Conforme relato dos moradores, o principal problema é no período da tarde – horário que os estudantes do ensino fundamental são atendidos. A direção da escola se recusou a falar sobre o assunto. Já a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) informou que foi comunicada pela escola sobre um déficit de cinco professores. Diante disso, a SME está buscando soluções para que a situação seja resolvida até o fim do dia de hoje (22). 

Informados por meio de denuncia que outras escolas passam pelo mesmo problema, a reportagem do Hoje procurou por parte da SME um balanço do déficit no município. Porém, a pasta não divulgou o dado, devido uma reunião da direção da SME, realizada na tarde de ontem. Outra justificativa apontada foi à rotatividade de profissionais, já que alguns foram remanejados ou tiveram contratos prolongados.  

Secretaria anuncia convocação de concursados  

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) deve convocar de imediato parte dos aprovados no último concurso. A pasta se comprometeu a chamar os concursados, após uma manifestação da categoria na sexta-feira (10) na sede da SME. O concurso foi homologado pela gestão anterior no final do ano passado. Com a nova gestão, as nomeações já estão acertadas e a homologação deve sair em um curto prazo, porém, sem datas prévias. 

“Estamos tomando providencia para chamar os novos concursados, enquanto isso um remanejamento está sendo executado para auxiliar na manutenção do problema”, explica a superintendente Administrativa e Financeira da SME, Maria Aparecida Cunha. Para a pasta a convocação inicial será realizada paulatinamente e não a previsão para chamamento de cadastro reserva. A respeito de quando será feito o chamamento, a superintendente informou que por conta do Carnaval, haja atrasos na convocação. “O edital está passando por questões burocráticas em outras secretarias, estimo uma demora de 60 dias para os concursados correrem atrás de documentos até que comecem a trabalhar”.

Veja Também