Semáforos de Goiânia devem perder sincronização

O motivo da retirada é a divida que a gestão Paulo Garcia (PT) deixou de cerca de 1,5 milhão, referente a pagamentos não realizados desde junho do ano passado

Postado em: 24-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Semáforos de Goiânia devem perder sincronização
O motivo da retirada é a divida que a gestão Paulo Garcia (PT) deixou de cerca de 1,5 milhão, referente a pagamentos não realizados desde junho do ano passado

Caio Marx

A empresa que faz o trabalho de sincronização dos semáforos de Goiânia irá retirar o programa até o dia primeiro do próximo mês. O motivo da retirada é a divida que a antiga gestão da prefeitura deixou de cerca de R$ 1,5 milhão, referente a pagamentos não realizados desde junho do ano passado. O secretário municipal de trânsito, transporte e mobilidade, Felisberto Tavares, informou que os representantes da empresa curitibana estiveram em Goiânia para tentar um acordo, porém, não houve sucesso.

A atual gestão demonstrou as condições em que a prefeitura foi assumida por Iris Rezende, mas manteve o compromisso de manter todos os pagamentos a partir de janeiro de 2017 em dia. O secretário enfatizou que Goiânia é uma das únicas capitais brasileiras que possui a sincronização praticamente perfeita nos mais de 700 semáforos espalhados pela capital, permitindo fluidez no trânsito. 

Continua após a publicidade

Segundo Felisberto, caso ocorra o rompimento dos serviços de sincronização, o caos estará instalado na capital e as ruas e avenidas se tornaram intransitáveis. “Se o serviço for retirado imediatamente, teremos que colocar um agente em cada cruzamento da capital, porém o efetivo da SMT é insuficiente para isso. Vamos tentar retornar o diálogo com a empresa, para que isso não aconteça”, afirmou. 

Ainda de acordo com o secretário, a SMT ficou destruída financeiramente após a gestão Paulo Garcia (PT), além do fato da fiscalização eletrônica ter sido retirada na maior parte da cidade e a verba das infrações terem reduzido drasticamente. “Está difícil reestruturar a secretaria, pois estamos com contas atrasadas como aluguel, água e até os Correios que é de extrema importância para notificação dos condutores, no momento, está com parcelas atrasadas”, afirmou Felisberto.

Na última terça, os semáforos da Avenida 24 de Outubro, que segue do Setor Campinas até o Hospital Materno Infantil, estiveram com falta de sincronização. De acordo com a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), 15 linhas de ônibus, que passam pela via registraram atrasos. O secretário informou que não sabe se a empresa já está bloqueando a sincronização em alguns pontos da capital como forma de alerta. 

De acordo com o perito em trânsito, Paulo César Vieira, a sincronização dos semáforos com o sistema de “ondas verdes”, faz com que o condutor mantenha o veículo a uma velocidade constante. A população é beneficiada com um sistema de trânsito mais rápido, com as pessoas perdendo menos tempo no trânsito, obtendo tempo de realizar outras atividades diárias. 

Segundo o perito, todas as vezes que falta energia ou que ocorre algum defeito técnico com os semáforos de Goiânia, o trânsito fica totalmente tumultuado na cidade. “A falta de organização do sistema de tráfego gera inúmeros transtornos à população, é impossível que a capital passe ao menos 24h sem os semáforos sincronizados, toda a cidade travaria e os problemas de trânsito diários que já são grandes ficariam enormes”, ressalta o perito em trânsito. 

Veja Também