Pesca ilegal, caça e desmatamento na mira de fiscais

O objetivo é coibir a pesca predatória, o armazenamento, transporte e o comércio irregular de peixes

Postado em: 24-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Pesca ilegal, caça e desmatamento na mira de fiscais
O objetivo é coibir a pesca predatória, o armazenamento, transporte e o comércio irregular de peixes

A Operação Carnaval  da Secretaria do Meio Ambiente (Secima) começa nesta sexta-feira, dia 24, em Goiás. Mais uma vez, a atenção está voltada para coibir a pesca predatória, o armazenamento, transporte e o comércio irregular de peixes, apesar de as equipes de fiscalização também combaterem a caça e o desmatamento ilegal em todo o Estado de Goiás.

Este ano, além de atuar com mais intensidade no Vale do Araguaia, com blitze aquáticas e terrestres nas bacias dos rios Araguaia, Vermelho, Crixás-Açu, Pintado e no Lago dos Trigres, a Operação Carnaval também terá maior presença no Lago de Serra da Mesa. A decisão foi tomada a partir das denúncias de pesca ilegal no lago, e das operações realizadas anteriormente na região.

Continua após a publicidade

Poluição

Os fiscais também vão fazer rondas diárias para coibir a poluição sonora em Aruanã, com a utilização de decibelímetros, equipamentos que medem o volume dos ruídos sonoros em decibéis.

Outra singularidade deste ano é que a Operação Carnaval vai terminar junto com a Piracema, período em que a pesca é proibida em todo o Estado. Desta forma, qualquer apreensão de pescado realizada será enquadrada na lei que institui o período do defeso.

Nos últimos 4 anos, a quantidade de apreensões e autos de infração vem diminuindo no feriado de Carnaval. Segundo a superintendente de Licenciamento e Qualidade Ambiental da Secima, Gabriela de Val Borges, parte dessa queda se deve à Lei da Cota Zero para transporte de pescados, em vigor desde maio de 2013, e ao Programa Araguaia o Ano Inteiro, que mantém equipes nos postos de fiscalização durante todos os meses. Ela garante ainda que os turistas e pescadores estão mais conscientes da importância de se preservar a biodiversidade e os recursos naturais do Cerrado, além de conhecerem melhor as imposições da Cota Zero e da Piracema. A Operação Carnaval termina na quarta-feira de cinzas, dia 1º de março. 

Veja Também