Caravana da TV Digital chega a Goiânia

A iniciativa itinerante leva até a população um ônibus adaptado para se tornar uma sala de aula volante, onde são apresentadas informações sobre o desligamento do sinal analógico

Postado em: 24-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Caravana da TV Digital chega  a Goiânia
A iniciativa itinerante leva até a população um ônibus adaptado para se tornar uma sala de aula volante, onde são apresentadas informações sobre o desligamento do sinal analógico

A Seja Digital, entidade responsável por gerir o processo de migração do sinal analógico de TV para o digital, em parceria ONG Programando o Futuro, promove neste sábado, no Residencial Itaipu (Em frente à Associação Vitória), e domingo, no Jardim Curitiba (Av. Oriente, próximo ao Hospital Nascer Cidadão), a Caravana da TV Digital. A iniciativa itinerante, que acontece das 8h às 12h, leva até a população um ônibus adaptado para se tornar uma sala de aula volante, onde são apresentadas informações sobre o desligamento do sinal analógico de televisão. 

Além de promover a orientação, interação e mobilização da comunidade para este processo e fazer o agendamento para retirada de kits gratuitos, a Caravana realiza também a coleta responsável de lixo eletrônico (TVs antigas, além de computadores, celulares, cabos, teclados, carregadores, etc), como parte do projeto Minha Velha Nova TV, que busca recuperar aparelhos de TVs doados no processo de coleta.

“O descarte responsável é uma das preocupações no processo de desligamento do sinal analógico no Brasil, uma vez que grande parte da população deve substituir suas TVs analógicas antigas por modelos mais novos”, comenta o executivo local da Seja Digital, Rommel Sena. “A parceria com a Programando o Futuro dá oportunidade a essas pessoas de descartarem esses aparelhos sem agredir o meio ambiente, além de ajudar a quem não tem recursos para comprar um televisor novo”, complementa.

Continua após a publicidade

Outros diferenciais da ação é que o ônibus tem toda acessibilidade para pessoas com deficiência e uma intérprete de libras, promovendo a inclusão social. A Caravana da TV Digital conta ainda com a oficina Sintonize-se, que orienta a comunidade a fazer a busca de canais de canais de TV, bem como instalar o conversor e a antena digital. Também são realizadas oficinas de pintura de rosto para crianças e oferecidos serviços como corte de cabelo e aferição de pressão.

Kits gratuitos

As famílias inscritas nos programas sociais do Governo Federal podem fazer o agendamento no local para retirada de kits gratuitos, com conversor e antena digital, em um dos pontos de distribuição. Por meio do CPF ou o NIS (Número de Identificação Social) também é possível verificar se a pessoa tem direito de receber o kit. Serão distribuídos mais de 266 mil kits em toda a região. O sinal de TV analógico será desligado no dia 31 de maio em Goiânia e em mais 28 municípios.

Veja Também