Aposentada comemora um século de vida

Neste sábado (25), a aposentada Piedade Pereira Marques recebe a filha, netos, bisnetos, centenas de sobrinhos e outros familiares e amigos para

Postado em: 25-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Aposentada comemora um século de vida

Neste sábado (25), a aposentada Piedade Pereira Marques recebe a filha, netos, bisnetos, centenas de sobrinhos e outros familiares e amigos para uma comemoração especial: ela está completando 100 anos de idade.

O mais impressionante é que a dona Dade, como é conhecida, chega a essa idade saudável e completamente lúcida. É capaz de contar histórias da época de sua mocidade, com riqueza de detalhes. A memória recente também é excelente. Nem óculos, a dona Dade usa.

Hoje ela já não lida mais com os afazeres domésticos, mas de vez em quando, ainda faz um cafezinho e arrisca até a fazer uma receita de coxinha, lembrança de sua época de salgadeira. E também não dispensa uma cervejinha ‘de leve’ com os netos.

Continua após a publicidade

A aposentada nasceu em março de 1917. Era a filha mais nova de uma família numerosa e muito unida: 11 irmãos. Sempre foi uma mulher à frente de seu tempo: casou-se pela primeira vez em 1935. Teve 2 filhos, mas pouco tempo depois se separou, situação nada comum para a época. Mas não se deixou abater. Contando com a ajuda das irmãs e irmãos para a criação dos filhos, voltou a ir a festas e se divertir. Encontrou outro companheiro, com quem ficou casada mais 10 anos e teve mais uma filha. Mas outra vez, se separou. E não quis mais saber de casamentos. E desde então, ela passou a dedicar a vida aos filhos, depois aos netos, bisnetos e por último, um trineto, Enzo, que está com 3 anos.

A única tristeza que a dona Dade traz no coração é a falta dos dois filhos, que já morreram. Sempre que fala “nos meninos” o tom de voz e a feição dela mudam. Mas mesmo com perdas tão dolorosas, a aposentada é uma mulher alegre, cheia de vida, que adora ver a família reunida em sua casa, na pequena Santo Antônio de Goiás.

No dia 25, ela estará como mais gosta: rodeada do carinho da filha, noras, dos 8 netos, 14 bisnetos, o trineto e incontáveis sobrinhos e primos, que virão de diversas cidades de Goiás e até de fora do estado para comemorar a data.

Veja Também