A cada hora um assalto no transporte coletivo de Goiânia

Nos dois primeiros meses deste ano já ocorreram 715 registros de assaltos no transporte coletivo da capital

Postado em: 27-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: A cada hora um assalto no transporte coletivo de Goiânia
Nos dois primeiros meses deste ano já ocorreram 715 registros de assaltos no transporte coletivo da capital

Caio Marx

Os usuários do transporte coletivo de Goiânia são alvos diários de assaltos enquanto utilizam o serviço. De janeiro à dezembro do ano passado 5.944 pessoas foram vítimas deste tipo de crime.  De acordo com dados da Secretária de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), em média, uma pessoa é assaltada a cada hora na capital, seja enquanto estão nos ônibus, nos terminais ou nas plataformas de embarque e desembarque. 

Diariamente cerca de 200 mil pessoas circulam em toda extensão do Eixo Anhanguera e isso faz com que o maior índice de roubo no transporte coletivo da capital ocorra nas plataformas, principalmente durante a noite. Apenas nos dois primeiros meses deste ano, já ocorreram 715 ocorrências de assaltos no transporte coletivo goiano.

Continua após a publicidade

A Polícia Militar orienta que os usuários tomem alguns cuidados para evitar se tornar alvo dos assaltantes. De acordo com o soldado Bruno Pereira da Polícia Militar, os usuários  devem evitar o uso de óculos caros, relógios e jóias, pois os pertences despertam o interesse dos assaltantes, que aguardam por um descuido para praticar o assalto. Outro momento de risco para o usuário segundo o PM é o embarque, pois com o tumulto no fechamento das portas, mochilas e objetos de passageiros são subtraídos.

A usuária do transporte público, Valmerice Pereira, de 45 anos, conta que já foi assaltada várias vezes no Eixo Anhanguera e que o crime acontece geralmente nas plataformas “Eu estava na plataforma esperando o Eixo, quando o ônibus chegou, virou um tumulto de pessoas empurrando, quando entrei minha bolsa já estava aberta e meu celular e minha carteira já haviam sido levados”, lamenta a vendedora.

Mesmos suspeitos

Uma funcionária das plataformas do Eixo Anhanguera que não quis se identificar, contou que já viu as mesmas pessoas realizando diversos assaltos nas plataformas. “Geralmente são os mesmos grupos, eles andam com mais de 10 integrantes e começam a empurrar todo mundo, para que a vítima não sinta que está sendo roubada”, afirmou.

O vendedor de eletrônicos, Rafael Pimenta também teve os seus pertences furtados recentemente enquanto voltava do serviço. “Conseguiram abrir minha mochila com um canivete e levaram minha carteira e meu celular. Eu não percebi no momento, pois o ônibus estava muito cheio, só fui notar quando desembarquei no terminal”, afirma o vendedor.

Objetos caros

Segundo a PM, é necessário evitar expor os pertences com grande valor material ou transportar bolsas e mochilas nas costas. Se a pessoa estiver com a bolsa na frente do corpo e demonstrar estar atenta ao que está acontecendo a sua volta, os assaltantes descartam a vítima, pela dificuldade que a ação irá gerar.

Procurados pela reportagem, a RedeMob Consórcio, responsável pela segurança da maioria dos terminais da capital, afirmou que a segurança dos passageiros é reforçada com câmeras, monitoradas pela Central de Segurança de Transportes do Consórcio. O monitoramento é feito em tempo real durante o período de funcionamento dos terminais. Além disso, todos os terminais e plataformas recebem rondas especiais da Polícia Militar e o cliente pode realizar denúncias pelo Whatsapp. 

Veja Também