Crianças visitam exposição sobre a Grécia

Iniciativa de shopping estimula inserção e conhecimento nas escolas públicas e privadas

Postado em: 19-04-2017 às 11h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Crianças visitam exposição sobre a Grécia
Iniciativa de shopping estimula inserção e conhecimento nas escolas públicas e privadas

Da redação

Centenas de alunos de escolas públicas e privadas de Goiânia e do interior do Estado já visitaram a exposição Legados da Grécia, no Flamboyant Shopping Center, para uma aula diferente. Durante a visita, os estudantes – a maioria do ensino fundamental – têm a oportunidade de presenciar um pouco de uma história que já dura mais de quatro mil anos e ainda exerce influência na atualidade.

Com olhos atentos, jovens e crianças se impressionam com o que veem. A Grécia é o berço de toda a civilização ocidental e o evento é uma oportunidade para aprender mais sobre os principais legados que ainda hoje exercem sua influência no mundo: Arquitetura, Artes Plásticas, Filosofia, Literatura, Medicina, Ciência, Política, Teatro, Música e Esporte estão representados em mais de 150 artefatos diversos, entre maquetes, réplicas esculturas em tamanho natural, vídeos e aplicativo para interação com os visitantes desenvolvido especialmente para a exposição.

Continua após a publicidade

A professora Rosane Lopes Queiroz, do Colégio Modelo Os Pequeninos, de Palmeiras de Goiás, acompanhou quase cinquenta alunos do colégio na exposição na última segunda-feira (17/04). Professora de Química, ela garante que a formação dos alunos não se dá apenas na tradicional sala de aula. “Se quero que eles entendam reações químicas, preciso essencialmente que eles entendam o que está ao seu redor. Ao se falar em Jogos Olímpicos nas aulas de química, por exemplo, muitas vezes abordamos o doping na prática esportiva”, esclarece.

“Mesmo que o acesso à internet permita aos alunos buscarem imagens que complementem àquelas dos livros, a oportunidade de estar diante de uma escultura, observando cada detalhe é esplêndida. Não há como dissociar o conhecimento”, reforça.

Impressões

João Francisco, 9 anos, cursa o 5 ano na colégio Modelo Os Pequeninos. Na opinião do aluno, a exposição ajudou a entender mais sobre alguns esportes, por exemplo. “O mais interessante foi a história das Olimpíadas, mas achei muito legal a Biga, o carro de guerra de duas rodas, onde tiramos fotografias, e o Minotauro”, conta o menino.

Quem também se encantou com os personagens da mitologia grega foi Isabel, 9 anos, cursando o 5 ano do ensino fundamental. “Tirei fotos com a Medusa que eu só conhecia das histórias”, contou.

A representação da mulher com enormes serpentes na cabeça também impressionou Giovana Rodrigues, 16 anos, aluna do 3 ano do ensino fundamental, em Palmeiras de Goiás. “Tudo é muito real e visualizar o que lemos nos livros ou ouvimos na sala de aula ajuda a memorizar ainda mais o que aprendemos”, garante a jovem que planeja cursar a faculdade de Engenharia Civil. “Foi um aprendizado a mais para o Enem”, acrescenta Giovana.

Didática

O grupo foi acompanhado pelo monitor da Exposição, Daniel Frutuoso Brandão, que já atendeu a uma dezena de escolas desde o início do mês. Daniel ressalta que, de fato, o Minotauro tem chamado mesmo a atenção das diferentes gerações. “Muitos não conheciam, outros só imaginavam, então são muitas as curiosidades em relação a essa figura da mitologia”, completa. Segundo o monitor, todos os expostos impressionam mesmo a atenção do público pela representatividade, riquezas de detalhes e informação.

Pela exposição Legados da Grécia também já passaram turmas de deficientes visuais. A exposição conta com um espaço sensorial para que eles experimentem as diferentes texturas de frisos e frontões do Partenon e também obtenham informações úteis em Braille. Os painéis de descrição permitem descobrir mais sobre os legados.

A exposição poderá ser vista no Flamboyant até 30 de abril. A iniciativa é parte do compromisso do shopping em oferecer programação cultural e educativa de qualidade para toda a família e um meio de ampliar as formas de conhecimentos oferecidas pelas escolas, especialmente para aqueles estabelecimentos de ensino que possuem menos recursos didáticos. A entrada é franca.   

Veja Também