Quinta-feira, 28 de março de 2024

Termina hoje a coleta de dados da situação do aluno do Censo Escolar

Os dados são usados no cálculo das taxas de rendimento: aprovação, reprovação e abandono

Postado em: 25-04-2017 às 14h40
Por: Toni Nascimento
Imagem Ilustrando a Notícia: Termina hoje a coleta de dados da situação do aluno do Censo Escolar
Os dados são usados no cálculo das taxas de rendimento: aprovação, reprovação e abandono

Hoje (25) é o último dia de coleta de dados do módulo Situação do Aluno do Censo Escolar. Nesta etapa, são coletadas informações sobre rendimento, ao final do ano letivo, dos alunos que foram declarados na Matrícula Inicial do Censo Escolar.

Os dados são usados no cálculo das taxas de rendimento – aprovação, reprovação e abandono –, fundamentais para verificação e acompanhamento do rendimento escolar de cada uma das escolas e dos municípios do país.

Continua após a publicidade

Etapas

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área.

A coleta de dados das escolas tem caráter declaratório e é dividida em duas etapas. A primeira consiste no preenchimento da matrícula inicial, quando são colhidas informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula.

Na segunda etapa, são fornecidas informações sobre a situação do aluno e considerados os dados sobre o movimento e rendimento escolar, ao final do ano letivo. 

(Agência Brasil)

Veja Também