Moradores recebem hoje mais 650 escrituras

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), entrega nesta quinta-feira (27/04), a partir das 8 horas, mais

Postado em: 27-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), entrega nesta quinta-feira (27/04), a partir das 8 horas, mais 650 escrituras na Região Noroeste de Goiânia pelo programa de regularização fundiária do Estado Casa Legal – Sua Escritura na Mão. São 369 escrituras do bairro Jardim Curitiba, 116 escrituras do Boa Vista e 165 escrituras da Vila Mutirão. A famílias beneficiadas foram convocadas por meio de cartas entregues de casa em casa. O evento, que está na agenda do governador Marconi Perillo, será realizado no Centro Comunitário do Jardim Curitiba (etapa III), que fica na Rua JC-62 com Rua JC-54 – APM33. O presidente da Agehab, Luiz Stival, também participará do evento.

Ao todo, a Agehab empreende o trabalho de regularização em 13 bairros na Região Noroeste da capital com programa Casa Legal, criado em 2011 pelo governador Marconi Perillo para promover a legalização de bairros e escrituração de imóveis implantados em áreas de domínio do Estado. A iniciativa resgata uma dívida histórica com os moradores desses bairros que aguardam há décadas pela segurança da escritura.

Os primeiros bairros da região aguardavam pela regularização há cerca de três décadas. Desde a criação do Casa Legal, já foram entregues na região mais de 10 mil escrituras, regularizando a situação de famílias como a da costureira Marta Rosa de Jesus, 57 anos, moradora do Jardim Curitiba, que já recebeu seu documento.

Continua após a publicidade

Marta lembra das condições precárias que muitos moradores enfrentaram para garantir o sonho da casa própria na região. “O início do Jardim Curitiba foi muito difícil, aqui era tudo mato. Já vieram muitos benefícios, mas para mim o mais valioso é a escritura. A gente sabe que é dono. Antes, eu não me sentia assim”, comemora. A família da auxiliar de limpeza Josefa Lopes da Silva, 49 anos, e o mecânico industrial Francisco de Assis da Silva, 61, também estão entre as que já receberam os documentos e hoje desfrutam da segurança jurídica da posse de sua moradia definida pela escritura.

Josefa e Francisco foram os primeiros do bairro a receber oficialmente o documento, em evento realizado no final de 2015, quando subiram ao palco para receber a escritura das mãos do governador Marconi Perillo, que resgata o compromisso de nenhum morador sem escritura na região.  

Veja Também