Terça-feira, 19 de março de 2024

Médico obtém patente de medicamento

Calil ganhou fama no mundo há cerca de 15 anos pelas cirurgias de gêmeos siameses. Ele atende no Hospital Materno Infantil

Postado em: 09-06-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Médico obtém patente de medicamento
Calil ganhou fama no mundo há cerca de 15 anos pelas cirurgias de gêmeos siameses. Ele atende no Hospital Materno Infantil

Marcus Vinícius Beck

Referência na medicina, o cirurgião plástico Zacharias Calil consegue direito de patente para tratamento de tumores vasculares benignos que são formados por crescimento de vasos sanguíneos. A doença é acarretada por malformações congênitas. 

Continua após a publicidade

Calil ganhou fama no mundo há cerca de 15 anos pelas cirurgias de gêmeos siameses. Ele atende no Hospital Materno Infantil (HMI) – unidade da rede estadual de saúde. Em parte, Calil atribui mérito da conquista sobre direito de propriedade intelectual sobre remédio. 

Durante audiência com o governador Marconi Perillo, em 2002, o médico comentou sobre pesquisa científica para desenvolvimento do composto. “Ele me incentivou com esse projeto. O Governo de Goiás comprou os medicamentos e o laser”, lembra. 

Mas o equipamento usado para redução do tumor custou aproximadamente R$ 360 mil à época. Calil, considerado referência mundial no tratamento linfohemangiomas, que são más formações vaculares, e integra relação de profissionais reconhecidos pela fundação norte-americana Birthmark. 

Segundo o cirurgião pediátrico, os tumores aparecem com mais recorrência na cabeça e pescoço, causando dificuldade na respiração. O medicamento, todavia, é autorizado pela Anvisa e é composto por corticoide e nitrato de prata, além de ser injetável, elimina o nódulo. 

Somando-se ao fato de ter conseguido êxito com cirurgias que separaram siameses, Calil comemora por nunca ter contado com apoio de nenhum grande laboratório. 

INPI

Burocrático, o caminho de Zacharias Calil foi longo até o dia 23 de maio, quando teve o pedido de Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) protocolado anteriormente. O órgão, porém, acatou recurso e reformou decisão. A fórmula pode ser usada tanto por recém-nascido quanto adultos e têm baixos efeitos colaterais, observa. 

A fórmula já beneficiou aproximadamente 3,5 mil pacientes do Materno Infantil. O tumor leva em média de seis a oito meses para ser completamente erradicado. A partir de agora, a novidade poderá despertar interesse das grandes industriais farmacêuticas para comercialização do medicamento. “É um avanço muito grande. Agora sou considerado um cientista. Esse medicamento, certamente, vai beneficiar milhares de pessoas”, destaca Calil. 

Cirurgia

No ano passado, Zacharias Calil passou por cirurgia para retirar tumor na próstata. Referência, o médico foi diagnosticado com Hipertrofia Prostática Beningna (HPB), que é quando o órgão está maior que o normal. 

O cirurgião, porém, disse que ficou apenas um dia internado no hospital, pois o procedimento era simples. 

Veja Também