Goiás entra na lista dos dez maiores programas de artesanato do Brasil

Atualmente, o Estado conta com 6.558 artesãos cadastrados e ultrapassou nesta semana o Estado do Mato Grosso, que perdeu a posição de décimo lugar no ranking nacional

Postado em: 24-06-2017 às 14h45
Por: Amanda de Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás entra na lista dos dez maiores programas de artesanato do Brasil
Atualmente, o Estado conta com 6.558 artesãos cadastrados e ultrapassou nesta semana o Estado do Mato Grosso, que perdeu a posição de décimo lugar no ranking nacional

O Programa do Artesanato Goiano, administrado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento (SED), agora faz parte dos dez maiores do país. Em 2011 ocupava a 26ª colocação com apenas 376 artesãos cadastrados. Hoje, Goiás ocupa o décimo lugar no ranking nacional de acordo com o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) do Ministério de Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Atualmente, o Estado conta com 6.558 artesãos cadastrados e ultrapassou nesta semana o Estado do Mato Grosso, que perdeu a posição de décimo lugar no ranking nacional.  Segundo o gerente de artesanato, ligado à Superintendência de Micro e Pequenas Empresas da SED, e coordenador do Programa do Artesanato Brasileiro em Goiás, André Franco, esta é uma grande conquista.  “Vínhamos perseguindo este objetivo havia três anos. Subimos ao mesmo tempo para décimo no Brasil e para segundo no ranking do Centro-Oeste, atrás apenas do Distrito Federal”.

Continua após a publicidade

A equipe da Superintendência de Micro e Pequenas Empresas, por meio da Gerência de Artesanato, tem percorrido os municípios goianos cadastrando os artesãos do Estado.  Segundo André Franco foi a mudança de foco na maneira de cadastrar, saindo da capital para o interior que propiciou este aumento de 1.644,14% nos últimos seis anos. “Antes o cadastramento era feito apenas na capital. Agora, nós levamos o cadastramento aos municípios e assim estamos descobrindo verdadeiras joias que estavam escondidas”, conta Franco.

O cadastramento dos artesãos aconteceu em 162 municípios goianos. A meta é atingir 200 municípios em 2017 e os 246 até o final de 2018. “Se conseguirmos atingir os 246 municípios goianos seremos o primeiro estado brasileiro a ter 100% do seu território mapeado no setor do artesanato”, afirma o gerente André Franco.

Na próxima semana a equipe do Programa do Artesanato Goiano fará o cadastramento em oito municípios do interior: em Santa Cruz e Palmelo (26/06), Pires do Rio e Campo Alegre (27/06), Cumarí e Nova Aurora (28/06), Goiandira e Davinópolis (29/06), Três Ranchos e Ouvidor (30/06). 

(Goiás Agora)

Veja Também