Fila por vagas começa a diminuir

Foi inaugurado ontem Centro de Educação, no Jardim América. Única unidade da região, a instituição foi primeira entregue para a comunidade na gestão

Postado em: 28-06-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Fila por vagas começa a diminuir
Foi inaugurado ontem Centro de Educação, no Jardim América. Única unidade da região, a instituição foi primeira entregue para a comunidade na gestão

Marcus Vinícius Beck

O prefeito Iris Rezende (PMDB) abriu 1.727 vagas para crianças em Centros Municipais de Educação Básica Infantil (Cmei). Ontem (27), Iris inaugurou novo Centro de Educação, no Jardim América. Única unidade da região, a instituição foi primeira entregue para a comunidade na gestão do peemedebista, e tem como expectativa atender cerca de 500 crianças, com idades entre 3 e 5 anos. Município ainda tem um déficit de 8 mil vagas.  

Durante a inauguração, o Iris reafirmou seu compromisso com a educação municipal e garantiu que zelará pelo déficit na educação infantil. “Eu administro com responsabilidade, não dou passo que não posso sustentar. Por outro lado, tenho consciência de que a população tem pressa para resolver seus problemas”, assevera o prefeito.

Continua após a publicidade

“Tenho visto o esforço, o empenho dos educadores de Goiânia e o amor com que se dedicam aos alunos. Vou saber valorizar mestres e mestras”, assegura. Para o Iris, a educação é fundamental ao futuro de uma nação e deve iniciar-se nos primeiros anos da fase infantil. “Educação é o caminho para um futuro melhor e eu administro olhando para o futuro. Vamos priorizar a educação de nossas crianças”, finaliza.

Moradora do Jardim América, a aposentada Benedita Alves vê com bons olhos o Centro Municipal de Educação, e diz que, com a inauguração do Cmei, as crianças não ficarão nas ruas. “Pais e mães estão felizes, pois as crianças vão ter um local educacional para ficar”, afirma. 

Segundo o secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa, a inauguração do Centro Educacional é resultado do compromisso que a prefeitura teve com a comunidade goianiense. “Essa escola representa para nós a primeira de muitas iniciativas que vamos fazer para a melhoria da educação”, ressalva.

Fabrício Silva Alves, pai de uma criança de 1 um ano, ficou empolgado quando com a inauguração do Centro Educacional, e afirmou que a população certamente será atendida pelos serviços do Cmei. “A iniciativa do prefeito Iris promete atender as demandas de pai da região”, pontua ele, que mora a duas quadras do novo Cmei.


Promessa

Com área total de 480 metros, o Cmei do Jardim América conta com pavimento térreo, 19 salas, cozinha, lavandeira, depósito, espaço recreativo amplo e local para coberto para alimentação. As crianças serão atendidas em 22 agrupamentos que terão período parcial, sendo 11 salas de manhã e 11 à tarde. Também serão desenvolvidas atividades pedagógicas e para desenvolvimento de criança biológica, social e psicologicamente.

Moradores do Jardim América ficaram vários anos à procura de vagas, mas agora sentem-se tranqüilos com a inauguração do novo Cmei. “Nós estamos buscando vaga para em um Cmei há três anos, é complicado também a questão da distância que nunca tem vagas próximas da gente”, diz a avó de Lucia Helena.


Educação Infantil

A Rede Municipal de Goiânia atende atualmente 29 mil crianças. As crianças que permanecem nos Centos Municipais de Educação Infantil (Cmei) e unidades conveniadas, recebem uniforme, orientações sobre os cuidados em relação à higiene, além de terem refeições feitas por nutricionistas da SME.

Veja Também