Em menos de 15 dias, duas agências de turismo aplicam golpe em Goiânia

Nenhuma das agências envolvidas quis comentar o caso. Ministério Público e Procon investigam

Postado em: 24-07-2017 às 19h00
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Em menos de 15 dias, duas agências de turismo aplicam golpe em Goiânia
Nenhuma das agências envolvidas quis comentar o caso. Ministério Público e Procon investigam

Guilherme Araujo

Uma boa parcela de brasileiros adora viajar, seja para relaxar, rever família e amigos, ou mesmo para conhecer novos lugares – não importa o motivo. Todavia, o sonho pode durar pouco e sequer chegar a se concretizar. A Doze Turismo, agência goiana responsável pela venda de passagens foi acusada de aplicar golpes em uma série de clientes.

Continua após a publicidade

Em um curto período de tempo, o Procon Goiás afirma que este é o segundo desfalque relacionado a agências de turismo em menos de 15 dias  – o primeiro deles, dono de ampla repercussão, aconteceu com a London Tour, agência que contabiliza mais de 80 queixas e teria lesado seus clientes em mais de R$ 6 milhões.

O Ministério Público de Goiás protocolou nesta segunda-feira (24/7) ação civil pública solicitando a concessão de tutela provisória de urgência antecipada (liminar) para que seja determinada a imediata suspensão dos lançamentos, em faturas de cartões de crédito, de cobranças referentes à aquisição de qualquer tipo de produto ou serviço oferecido pela agência London Tour.

A agência entrou com pedido de recuperação judicial há aproximadamente duas semanas. Assim como a Doze Turismo, fechou as suas portas, deixando os clientes sem justificativa, atendimento e realização das viagens – em sua maioria para o exterior.  

No caso da Agência Doze, as reclamações teriam começado em 2015. Ainda em tramitação, a justiça teria tentado ouvir as partes em um primeiro momento, mas os representantes da empresa sequer chegaram a comparecer à audiência de conciliação. De acordo com a Assessoria do Procon, foram registradas 6 novas denúncias, mas o número pode crescer. As agências LonTour e Doze foram procuradas por O Hoje, mas não quiseram se pronunciar.

Cuidados

Com o aumento da procura em virtude do mês de férias, os cuidados devem ser redobrados. Pensando nisso, Procon Goiás orienta consumidor sobre eventuais descumprimentos dos contratos de viagem. Consumidores que perceberem que estão sendo lesados, podem registrar queixa online, na plataforma Procon Web, no site do Procon Goiás.

Além disso, podem ser feitas denúncias na Sede e nos Postos de Atendimento do Vapt Vupt. É preciso unicamente estar munido de documentos pessoais e comprovante de endereço, além do contrato, comprovantes de pagamento ou qualquer outro documento que comprove, como boletim de ocorrência, e-mails e conversas tidas por meio de aplicativos ou redes sociais. 

Veja Também