Dengue tipo 2 reaparece, em Goiás 9 anos depois

Os sintomas idênticos ao tipo 1, e requer atenção das autoridades e da população, pois seu reaparecimento pode provocar epidemia

Postado em: 19-10-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Dengue tipo 2 reaparece, em Goiás 9 anos depois
Os sintomas idênticos ao tipo 1, e requer atenção das autoridades e da população, pois seu reaparecimento pode provocar epidemia

O reaparecimento do sorotipo 2 da dengue coloca a população de Goiás em estado de alerta. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou na manhã ontem (18) que houve mais de 34 mil casos da doença registrados neste ano, sendo 81% identificados como tipo 2. Sem aparecer há nove anos, a nova manifestação da doença apresenta sintomas idênticos ao tipo 1, e requer atenção das autoridades e da população, pois seu reaparecimento pode provocar epidemia. 

Com medo de ser contaminado mais uma vez pelo mosquito Aedes aegypti, o economista Marco Polo, 42, declara que toma todas as precauções para evitar a proliferação do inseto transmissor da doença. “Em época que chove praticamente todos os dias, o risco de contágio pelo mosquito é maior”, diz ele, reclamando dos entulhos que são encontrados nas ruas da Capital. “São como uma espécie de reduto para o mosquito”, argumenta.

Continua após a publicidade

Já a geógrafa Andréia Cristina Tavares, 44, que contraiu dengue três vezes – uma delas quase hemorrágica -, revela que tenta evitar ao máximo acumular água em seu apartamento. Segundo ela, seu esforço vai por água a baixo quando os vizinhos “fingem que não aí para evitar o acúmulo de água parada”. “Só quem contraiu dengue compreende o que é a doença”, afirma ela, que está livre do mosquito há dois anos. 

Diante disso, o governo de Goiás passou a promover uma campanha cujo propósito é alertar a população do risco de se contrair o tipo 2 da doença. Denominada de “Goiás contra o Aedes”, a conscientização vem acontecendo em Luziânia, Caldas Novas, Anápolis, Rio Verde, Jataí e Itumbiara em parceira com o Corpo de Bombeiros e as prefeituras das respectivas cidades. Por causa da operação, a Secretaria da Saúde afirma que houve redução de 50% no número de pessoas contaminadas com dengue neste ano comparado com o ano passado. 

Neste ano, a secretaria estima que pelo menos 29 pessoas morreram por conta da dengue, a maioria das mortes são oriundas do tipo 2 da doença. Segundo a pasta, é preciso reforçar o nível de segurança e precaução nesta época do ano, cuja umidade do ar é relativamente alta. Neste ano, aproximadamente 17 milhões de imóveis foram visitados por agentes de combate e controle de endemias e bombeiros militares. 

Segundo a pasta, mais de 68 mil pessoas não contraíram o vírus neste ano. Houve, ainda, 37% menos mortes por dengue. Também verificou-se aumento no número de pessoas contaminadas de 2016 a 2015. Até o último dia 7, registrou-se 34.586 casos confirmados de dengue, sendo que 185 foram identificadas como casos de dengue tipo 2. 

Mosquito

O período chuvoso está se aproximando. Com ele, vem a sensação de que o calor foi amenizado, mas por outro lado é preciso reforçar a atenção com enfermidades que são ocasionadas pelo mosquito Aedes aegypti. Até novembro do ano passado, por exemplo, o Brasil registrou 1.946.765 casos de dengue, zika e chikungunya apenas em 2016. (Marcus Vinícius Beck é estagiário do jornal O Hoje, sob supervisão do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

Veja Também