Parque da Chapada dos Veadeiros fecha mais uma vez por conta de novos incêndios

Cerca de 7 mil hectares já foram devastados. Fogo começou às margens da GO-118

Postado em: 19-10-2017 às 17h10
Por: Victor Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Parque da Chapada dos Veadeiros fecha mais uma vez por conta de novos incêndios
Cerca de 7 mil hectares já foram devastados. Fogo começou às margens da GO-118

Victor Lisita*

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi fechado novamente por conta de novos focos de incêndio. As chamas começaram no dia da reabertura do estabelecimento, na terça-feira (17), menos de uma semana após os focos que fecharam o local. A situação acontece às margens da GO-118 na região do Passo Alto, em uma parte da BR-010, nos dois lados da rodovia. Ainda não há previsão para contenção do fogo.

Continua após a publicidade

De terça para quarta-feira (18), estima-se que o fogo tenha devastado uma área de aproximadamente 7 mil hectares. A hipótese é de que o fogo tenha intenção criminosa, visto que está localizado depois da região dos aceiros, onde seria uma barreira para diminuir a intensidade de incêndios. Na semana passada, um levantamento indicou que o fogo havia consumido cerca de 18 mil hectares de um total de 240 mil do parque.

Segundo o comandante da Companhia Independente Bombeiro Militar de Planaltina, Capitão Pedro Nímerson Ferreira Neri, o combate ao incêndio está sob a responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No momento, o Corpo de Bombeiros não está com uma guarnição de apoio para ser enviado ao local. Caso haja necessidade ou uma solicitação dos órgãos federais, o Comandante Geral Coronel Carlos Helbingen enviará reforços.

O Capitão Neri informou que aproximadamente 115 profissionais estão em campo no combate. De acordo com o ICMBio, a principal frente está localizada na Serra de Santana, área considerada de difícil acesso por conta da ausência de estradas. Além dos brigadistas do próprio parque e dos enviados do Grupo Ambiental do Torto (GAT), a unidade de conservação também conta com o apoio aéreo de quatro aviões tanque e um helicóptero para lançamentos de jatos de água e voos de avaliação e reconhecimento.

Informações do ICMBio indicam que o fogo está sendo empurrado pelo vento para o lado oeste da rodovia, no sentido do Distrito Federal e Tocantins. A baixa umidade relativa do ar é considerada um fator para o aumento do potencial destrutivo das chamas. Sob a supervisão do Instituto, a comunidade local também tem prestado apoio no combate.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros será reaberto assim que as chamas estiverem sob controle e não oferecerem mais riscos aos visitantes.

*Victor Lisita é integrante do programa de estágio do jornal O Hoje, sob a supervisão de Naiara Gonçalves. (Foto: Capitão Pedro Nímerson Ferreira Neri)

Veja Também