Zumbi dos Palmares: comenda homenageia pessoas que lutam contra o racismo

O evento exalta a origem africana do povo brasileiro e conclama a todos na luta contra qualquer manifestação de intolerância e discriminação racial

Postado em: 22-11-2017 às 09h15
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Zumbi dos Palmares: comenda homenageia pessoas que lutam contra o racismo
O evento exalta a origem africana do povo brasileiro e conclama a todos na luta contra qualquer manifestação de intolerância e discriminação racial

Nesta quarta-feira (22), a Secretaria Cidadã realiza solenidade de entrega da Comenda Zumbi dos Palmares, às 10 horas, na sala Dona Gercina Borges do Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica, em Goiânia. A comenda faz parte das atividades em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro.

Instituída pela Lei nº 16.239, de 18 de abril de 2008, a Comenda Zumbi dos Palmares agracia personalidades físicas e jurídicas que se destacam por ações contra a discriminação racial e quaisquer outras formas de intolerâncias, bem como ações e atividades que contribuam para a promoção da igualdade racial em Goiás. Serão dez homenageados. O Dia Nacional da Consciência Negra exalta a origem africana do povo brasileiro e conclama a todos na luta contra qualquer manifestação de intolerância e discriminação racial.

Continua após a publicidade

“É um compromisso nosso promover políticas públicas que buscam a superação do racismo e de outras formas de preconceito na sociedade. Essa nossa singela homenagem é um reconhecimento do Governo de Goiás a esses valorosos homens e mulheres que lutam pela igualdade racial em nosso Estado”, diz Lêda Borges, titular da Secretaria Cidadã.

A data ressalta a busca por maior participação e cidadania para os afro-brasileiros, que se associam a outros grupos para dizer não ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial. A comenda Zumbi dos Palmares é representada por troféu e certificado a serem entregues aos agraciados.

Entre os homenageados estão Sandra Regina Martins Gomes, do Movimento Negro de Goiânia; Bartolomeu Xavier de Sousa Filho, professor de Piranhas; sargento Karen Carrijo, do Projeto Polícia Comunitária nos quilombos de Cavalcante e região; Associação Quilombola Flores Velha, de Flores de Goiás e UNB/Campus Planaltina, como instituição de ensino superior que contribui para o desenvolvimento da cultura afro-brasileira. Cada categoria homenageada leva o nome de uma personalidade marcante da cultura afro-brasileira. 

Veja Também