Idosos pedem presentes de Natal

Moradores do abrigo São Vicente de Paulo pedem abraço, livros de poesia, exames de vista e até namorada. Lugar precisa de outras doações

Postado em: 13-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Idosos pedem presentes de Natal
Moradores do abrigo São Vicente de Paulo pedem abraço, livros de poesia, exames de vista e até namorada. Lugar precisa de outras doações

Wilton Morais* 


O abrigo São Vicente de Paulo, instituição filantrópica, que é obra da Sociedade São Vicente de Paulo é lar para idosos carentes e abandonados pela família, em Goiânia. Na maioria dos casos, os parentes não possuem condições para cuidar ou sustentá-los.  Mas o abrigo também tem passado por dificuldades, e precisa de alguns itens com urgência. De acordo com a direção, entre as principais faltas estão carne vermelha, fralda geriátrica, mucilon, luvas de procedimento, nistatina mais óxido de zinco e óleo mineral.

Continua após a publicidade

Neste fim de ano, os idosos pedem algo mais que atenção dos voluntários do abrigo. A maioria pede um presente especial para passar o natal, e utensílios para a unidade. Maria Vilma, de 80 anos está no abrigo desde novembro do ano passado, e conta que quer ganhar um carro para ir á casa em que morava. “Eu quero um carro novo, eu estou brincando, mas é verdade, eu quero mesmo. Quero ir a casa [onde morava] e voltar todos os dias aqui para o abrigo”. 

De acordo com Vilma, ficar no abrigo é bom, mas gostaria de ter um companheiro. “Eu quero casar de novo. Eu quero um ‘veio’ para ficar comigo lá em casa. Ele nem precisa saber fazer nada, só ficar comigo mesmo”, contou sorridente. “Eu iria abraçar ele, que seja de confiança. Aparece novo, não quero. Aparece velho, está velho demais”, complementou.


Alegria 

Apesar de um dia de festa no abrigo São Vicente de Paulo, Vicente de Paula, 67 anos, pediu alegria no Natal. “Sou novo na casa, vou fazer um mês domingo (17). O pessoal tem sido muito solidário, já ganhei muita coisa. E agradeço a todos que vieram a casa esses dias. Mas o que eu mais quero é alegria para as crianças”, contou. Ao mesmo tempo em que se disse alegre pela vivência na casa, Vicente relatou e chorou. “O que quero é chorar. Meu coração está doendo, em como as pessoas conseguem apagar o sorriso de uma criança”.

“Os políticos deveriam olhar mais para as crianças. Eles são pequenos e não merecem o que o nosso País tem passado”, complementou Vicente. Ao lembrar-se de uma visita recebida no dia anterior, onde estiveram presentes cerca de 25 crianças contou, “meu coração batia forte e doía”.


Livros 

Adelina Carvalho dos Santos, 69 anos, está no abrigo há três meses. “Estou recente aqui. A casa é muito animada. E morar sozinha depois de um AVC [acidente vascular cerebral] não é fácil. Então eu tenho vivido aqui. Sou bem tratada e gosto muito. Cheguei achando ser uma gata borralheira, hoje não me vejo assim. Me chamam de lindinha, princesa e quando preciso do médico, é rápido”, contou. 

Adelina pediu livros de Natal. “Estamos montando uma biblioteca e queremos livros. Eu já ganhei alguns. E gostamos de todo tipo; poesia, conto e historias infantil”, exemplificou Adelina. 


Abrigo atende 70 idosos há 36 anos  

Atualmente o abrigo São Vicente de Paulo atende cerca de 70 idosos. De acordo com a assessora de captação de recursos da casa, Isoleta Dilza Quintino, a expectativa é que se abram mais cinco vagas. “Teve época que tínhamos um número menor de pessoas. Mas agora com a ampliação de mais duas enfermarias devemos aumentar a capacidade e atender 75 idosos”, considerou.

Conforme a coordenadora, a procura por vagas é grande. Mas apenas os idosos avaliados mais carentes conseguem a vaga. “A meta é atender o carente e o desassistido. A maioria dos que atendemos é doente, estão fracos. Aqui tem idoso de 108 anos, a dona Maria mesmo pediu colcha de retalhos e um ‘vestido muito bonito’, como presente de Natal”, contou.


Auxílio

Conforme a responsável pela captação de recursos, esse é o segundo ano que os idosos pedem presentes de Natal.  “Eles querem bonecas, relógios, e coisas variadas, até namorado. Teve um que pediu uma viajem de avião”, relatou. Isoleta revela que o abrigo também precisa de doações. “Estamos precisando de dois freezers, por exemplo. Ganhamos algumas carnes e tivemos que guardar em um local emprestado”.

Além do freezer, o abrigo que se mantém por meio de doações necessita de alimentos constantes que podem ser doados no próprio endereço: Rua B-6, nº 72, Vila Americano do Brasil, Goiânia. Informações: (62) 3251-5122. (Wilton Morais é integrante do programa de estágio do Jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian). 

Veja Também