Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cinco presos fogem da Casa do Albergado em Goiânia

A fuga é a quarta registrada na região metropolitana de Goiânia desde o início do mês

Postado em: 12-01-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cinco presos fogem da Casa do Albergado em Goiânia
A fuga é a quarta registrada na região metropolitana de Goiânia desde o início do mês

Cinco presos fugiram da Casa do Albergado, na periferia de Goiânia, na noite da última quarta-feira (10). Segundo a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) dois foram capturados pela Polícia Militar (PM) e realocados novamente no centro de detenção de regime semiaberto. Eles fugiram por um buraco na parede que dava acesso ao pátio externo.

Ainda de acordo com nota divulgada pela DGAP, uma investigação interna para apurar o caso será iniciada e continuam foragidos Continuam foragidos Daniel Bonfim Maia, Jailson Gonzaga dos Santos e Rodrigo Waldhelm Pereira.

Continua após a publicidade

Os detentos estavam bloqueados pela justiça do Estado por conta de infrações, tais como faltas, e aguardavam audiência. A fuga é a quarta registrada na região metropolitana de Goiânia desde o início do mês.

No município de Luziânia, onze presos conseguiram escapar após uma abertura ser feita na grade, mas um foi retido. Por fim, 14 adolescentes fugiram do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Goiânia, dos quais três foram novamente apreendidos.

Aparecida de Goiânia

O Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia foi alvo de três rebeliões na primeira semana do ano, a primeira, na segunda-feira (1º) teve nove mortos, 14 feridos e registrou cerca de 100 fugas. A segunda rebelião ocorreu na quinta-feira (4), foi controlada pela PM e não teve vítimas. A última ocorreu na madrugada da sexta-feira (5) e foi controlada pela polícia militar, que afirmou que nenhum preso foi ferido. Ao todo mais de 100 detentos fugiram em menos de uma semana.

Conselho Nacional de Justiça

Após visita da presidente do Superior Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Carmen Lúcia, foi marcada para hoje a nova vistoria nas alas que sofreram com rebeliões na primeira semana de 2018.

Segundo informado pelo CNJ, a ministra estabeleceu a procura por armas como o principal foco da vistoria. Foi determinada também a destruição das armas já apreendidas em vistorias anteriores e que não servem mais como provas processuais.

Segundo o Governado do Estado, Marconi Perillo (PSDB), uma nova reunião com a ministra e outros representantes do CNJ está marcada para o próximo dia 9 de fevereiro. Em 2017, o CNJ já havia efetuado uma inspeção no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia e concluído que a unidade estava em péssimas condições, com mais de três vezes a capacidade projetada.(Guilherme Araújo é estagiário do O Hoje sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian) 

 

Veja Também