Operação reúne integrantes da PM e Gope, além de servidores do sistema prisional

Em vistoria no semiaberto, coronel Edson Costa exalta transparência e confirma construção de nova unidade

Postado em: 12-01-2018 às 18h00
Por: Lucas de Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: Operação reúne integrantes da PM e Gope, além de servidores do sistema prisional
Em vistoria no semiaberto, coronel Edson Costa exalta transparência e confirma construção de nova unidade

O diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Edson Costa, exaltou a transparência do Governo de Goiás durante vistoria no Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto de Aparecida de Goiânia, realizada na manhã desta sexta-feira (12). Os objetos ilícitos recolhidos foram expostos para que a imprensa fizesse os registros e as autoridades concederam entrevistas após a inspeção determinada pela presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, durante reunião realizada na segunda-feira (8), em Goiânia.

“Cumprimos as duas missões que a ministra nos determinou: fazer um cronograma para as nossas tarefas dos próximos 30 dias e realizar esta inspeção com total transparência”, afirma coronel Edson Costa. As ações começaram por volta das 8h. A operação reuniu 100 integrantes das diversas estruturas da Polícia Militar (PM) e Grupo de Operações Penitenciárias (Gope), além de 40 servidores especializados do sistema prisional.

Continua após a publicidade

Em entrevista, coronel Edson também confirmou que uma nova unidade será construída em outra localidade, nas proximidades de Hidrolândia, que substituirá a atual estrutura do semiaberto. “Iremos informar na próxima semana os detalhes do local e da obra”, diz. “Mas garanto que iremos passar aqui, simbolicamente, um trator para representar o fim de um ciclo desta unidade”.

Na vistoria desta sexta-feira, que contou com a presença de representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e Defensoria Pública, foram encontrados: 16 celulares, cinco baterias, uma fonte de PC, dois pendrives, oito chips de celular, cinco pedaços de ceguetas, uma porção média e uma pequena de droga, duas facas, 11 chuchos, uma navalha, três cachimbos, um facão, nove barras de ferro e um alicate.

O coronel declarou que a nova unidade a ser construída para substituir o semiaberto da Colônia Agroindustrial de Aparecida de Goiânia “terá a estrutura necessária e adequada para abrigar os apenados”. Segundo afirma, “paulatinamente o complexo prisional irá para esta localidade”.

Ele também explicou que já foram transferidos os apenados que lideraram a rebelião ocorrida em 1.º de janeiro. “Eles já estão em unidades estaduais e o próximo passo é reconduzi-los para presídios federais, conforme determinação judicial”, aponta.

“Há uma determinação do governador de encerrar as atividades no semiaberto aqui, e estamos trabalhando pra isso, primeiro no esvaziamento e depois na construção de outra unidade”, afirma coronel Edson. “Na próxima semana vamos anunciar onde será construído o novo presídio, com quantitativo adequado de vagas e a data para encerrar os trabalhos”, destaca ele.

Entre as autoridades presentes estavam o diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Edson Costa, diretor-geral adjunto, tenente-coronel Agnaldo Augusto da Cruz, superintendente de Segurança Penitenciária da DGAP, Jonathan Marques da Silva, comandante-geral da Polícia Militar, coronel Divino Alves, além de representantes do Ministério Público, OAB-GO e Defensoria Pública.

O superintendente de Segurança Penitenciária da DGAP, Jonathan Marques da Silva, também reforçou a transparência na vistoria desta sexta-feira e o cumprimento da determinação em inspecionar o semiaberto. “Cumprimos à risca as missões”, declara.

“Estamos com efetivo para todo e qualquer apoio à instituição”, diz o comandante-geral da PM, Divino Alves. “A situação de arma encontrada acontece em qualquer presídio do país, mas as inspeções são realizadas quase diariamente”, conclui.

Foto: Jota Eurípedes

 

Veja Também