Videomonitoramento chega a três novos bairros em Goiânia

Por falta de ajustes técnicos não conseguimos realizar no ano de 2017, mas estamos trabalhando”, completou o o secretário municipal de trânsito, Fernando Santana

Postado em: 16-01-2018 às 08h30
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Videomonitoramento chega a três novos bairros em Goiânia
Por falta de ajustes técnicos não conseguimos realizar no ano de 2017, mas estamos trabalhando”, completou o o secretário municipal de trânsito, Fernando Santana

O Sistema de videomonitoramento implantado pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) no fim do primeiro semestre de 2017 será ampliado e chega à Avenida Universitária, à Rua 44 e ao Aeroporto Santa Genoveva.

De acordo com o secretário municipal de trânsito, Fernando Santana, a expectativa de funcionamento está muito próxima e deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2018. “O projeto continua, nós queremos expandir para a cidade inteira. Por falta de ajustes técnicos não conseguimos realizar no ano de 2017, mas estamos trabalhando”, completou.

Continua após a publicidade

Segundo apurado, as câmeras do Corredor Universitário já deveriam estar em funcionamento desde outubro do ano passado, porém problemas na comunicação dos equipamentos instalados atrasaram a finalização do projeto. As câmeras próximas ao Aeroporto Santa Genoveva estão em fase final de implantação e a expectativa é que possam a ajudar na fiscalização das irregularidades na entrada e saída do aeroporto, como estacionamento irregular. 

Na Rua 44 o principal objetivo é dar mais segurança para a população, tanto pedestres quanto motoristas. Ainda segundo o secretário municipal de trânsito, Fernando Santana, as câmeras registram todos os tipos de infração, como furtos e dirigir enquanto utiliza o celular.

Ainda de acordo com a SMT, um convênio com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado de Goiás está em andamento e permitirá a utilização dos equipamentos pertencentes ao governo Estadual para o monitoramento em outras regiões da capital.

Implantação

O Sistema de Videomonitoramento municipal foi implantado em julho de 2017, na região do entorno do Parque Vaca Brava. Após uma semana de período educativo, onde panfletos foram distribuídos e dúvidas esclarecidas, a medida começou a monitorar a circulação veicular e de pedestres, com o objetivo de diminuir as os índices de infrações e de criminalidade na região. De acordo com SMT, o objetivo é levar o sistema para todo o município.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Trânsito, dois meses após o início do sistema de monitoramento, o número de infrações já registrava uma queda de 82%. Para o secretário de trânsito de Goiânia, os números aponta um acerto na implantação do sistema. “Os números apontam que a implantação do videomonitoramento foi uma decisão acertada,” conclui Santana. 

Gabriel Araújo é estagiário do jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian. (Foto: Reprodução)

Veja Também